fbpx

PESCADOR DO GRAVATÁ APRENDEU A PROFISSÃO COM O AVÔ

Nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia do Pescador. Na família de Márcio de Souza, 39 anos, a profissão já está na terceira geração. Morador do bairro Gravatá, em Navegantes, e pescador artesanal há 21 anos, Márcio é um dos pescadores que têm na pesca a profissão e a vida.

Ele começou na pesca com 18 anos. Aprendeu o ofício com o avô João Liborio de Souza, com o pai Jucélio Antônio de Souza, ambos já falecidos, e com o tio Rodrigo Liborio de Souza.

No álbum de fotos da família, são recordadas as histórias de pescaria, desde quando seu avô, ainda muito jovem, já pescava com os irmãos.

O avô, João Liborio de Souza, com os irmãos.

Sem ter concluído os estudos, viu na pesca artesanal uma oportunidade de ganhar a vida. Hoje, vive da pesca do camarão, indo de pescaria em pescaria nas praias de Navegantes, Penha e Balneário Piçarras.

Para ele, a pesca tem dias bons e dias ruins, dependendo do tempo. Mas há histórias que só o mar proporciona. Como uma vez, em 2017, quando ele pegou 400 kg de camarão, na Praia da Armação, em Penha. “Esse dia estava sozinho. Tinha pouca experiência ainda”. Imaginem se tivesse experiência, hein.

E um robe do pescador artesanal moderno é postar os vídeos de pescaria no aplicativo Tik Tok. Quem quiser ver e ouvir boas histórias de pescador é só seguir @marciosouzamarc1

Homenageando a família Souza, o Jornal nos Bairros estende os parabéns a todos os pescadores de Navegantes e região, por esta bonita profissão.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros