fbpx

MORADORES IMPLANTAM PROJETOS SUSTENTÁVEIS NAS ÁREAS COMUNS DE RESIDENCIAL EM NAVEGANTES

Edifício Ilha de Bali

Enquanto parte da população na cidade ainda descarta lixo na rua e em terrenos baldios, mostrando que não sabe viver em conjunto com as demais pessoas e em harmonia com o meio ambiente, há também uma grande parte que se preocupa com o bem-estar e com o futuro do município em que vivemos. Os moradores do edifício residencial Ilha de Bali, no Centro de Navegantes, estão optando por projetos sustentáveis, que não agridem o meio ambiente e ajudam a preservá-lo.

Conforme os moradores, estão sendo realizados, na área comum do edifício, a instalação de coletores seletivos de resíduos; a implantação de captação de água da chuva por meio de cisterna; assim como a instalação de placas fotovoltaicas, para dar início ao uso de energia solar no condomínio.

A ideia para a implantação desses projetos veio dos próprios moradores, durante assembleia de condomínio do edifício, com apoio ao Projeto Condomínio Verde. A intenção do projeto é preparar o residencial para a utilização de fontes renováveis de energia e racionamento de recursos hídricos, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente. 

Placas solares instaladas no Edifício Ilha de Bali

Coletores seletivos

O primeiro passo foi a readequação da área de descarte de lixo, com a instalação de coletores seletivos, para a separação do lixo orgânico e reciclável. A instalação das lixeiras para a coleta seletiva está em fase de conclusão, com previsão já para os próximos dias, contribuindo para a melhor destinação do lixo.

Instalação de placas solares

Conhecida como energia limpa, a energia solar permite a produção de energia por meio de recurso renovável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite gases poluentes, como os óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

O sistema de energia solar irá alimentar toda a estrutura comum do edifício, substituindo o consumo de energia elétrica do condomínio. Luzes, elevadores, porta e portão eletrônico serão todos sustentados pelas 55 placas fotovoltaicas já instaladas, gerando uma economia de, aproximadamente, R$ 2 mil por mês.

O investimento foi realizado por meio de financiamento junto à cooperativa de crédito Credifoz. O valor das parcelas será, praticamente, o mesmo valor da conta de energia elétrica. Com isso, o consumo de energia, nas áreas comuns, será fornecido integralmente por geração própria, trazendo também um benefício financeiro adequado para o condomínio. Agora, para o sistema entrar em funcionamento, só falta a homologação do projeto pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A – Celesc.   

Reutilização da água da chuva

O próximo passo será a instalação de uma cisterna, para coleta de água da chuva, para uso geral de limpeza das áreas comuns e para casos de emergência. A iniciativa irá reduzir o consumo de água fornecida para o uso do condomínio, visto que este importante recurso pode nos faltar num futuro próximo.

Os moradores do edifício residencial Ilha de Bali estão muito satisfeitos com os investimentos realizados nos projetos sustentáveis, que além de ajudar o meio ambiente irão proporcionar economia. Um bom exemplo a ser seguido.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros