fbpx

CAVALO DE CARROCEIRO É ENCONTRADO AGONIZANDO EM NAVEGANTES

cavalo encontrado agonizando navegantes

Um cavalo foi encontrado, nessa segunda-feira (10), agonizando em um terreno baldio na Rua Manoel Felício Adriano, no centro de Navegantes. Conforme o Instituto Ambiental de Navegantes – IAN, trata-se de um animal de um carroceiro que já teve que pagar multa por fazer uso de veículo com tração animal no município.   

Há alguns meses, o IAN fez uma ação em cumprimento ao Artigo 66 da Lei Municipal nº 3.100/2016 – que proíbe a tração animal de veículos em zona urbana de Navegantes – e apreendeu o cavalo de um carroceiro flagrado pelo Instituto desobedecendo a lei.  O cavalo estava carregando na carroça resíduos de construção civil. Como foi a primeira vez, o carroceiro foi notificado e recebeu multa para poder resgatar o animal. O IAN suspeitou ainda que o homem cometera um segundo crime ambiental, de descarte irregular desse material, mas esse crime não foi comprovado.

Na época, o tutor realizou uma vaquinha online e pagou a multa para a retirada do animal. No entanto, atualmente o tutor encontra-se preso e o cavalo foi encontrado já em estado muito debilitado. Conforme a Secretaria da Agricultura, que é responsável pelos animais de grande porte no município, o veterinário acredita que o cavalo está com tétano, provavelmente causado por colocação de forma inadequada das ferraduras nas patas do animal.

Cavalo foi apreendido em ação do IAN há alguns meses.

Eutanásia é a única solução

Como o cavalo já está muito doente e em sofrimento, a única alternativa é a eutanásia, ou seja, anestesiar profundamente o animal e aplicar uma medicação que pare o coração, para que ele possa morrer sem sentir dor. O procedimento será realizado pelo município.

Conscientização

A vereadora Sol Dapper (DEM), que é ativista da causa animal, pede a conscientização das pessoas no cumprimento da lei, para que animais não sejam vítimas de maus-tratos por tutores que os expõe a situações excessivas de esforço físico e não oferecem os devidos cuidados com a saúde e bem-estar do equino, assim como evitar o ônus ao município, que tem que arcar com os custos de procedimentos para acabar com o sofrimento do animal.     


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros