fbpx

ASSOCIAÇÃO EMITE NOTA DE REPÚDIO CONTRA FARRA DO BOI NO BAIRRO SÃO PEDRO

nota de repúdio farra do boi no pontal

A Diretoria da Associação dos Moradores do Bairro São Pedro emitiu nota de repúdio referente à tentativa de realização de Farra do Boi, na madrugada de domingo (23), no bairro.

Segundo a PM, foi intensificado o policiamento durante a madrugada sendo possível observar as características típicas de farristas, pessoas na rua soltando fogos de artifício e muita algazarra. Durante buscas, encontraram o animal amarrado embaixo de uma árvore, com algumas marcas e machucados.

“Para que possamos analisar se determinada conduta, é de fato ‘’manifestação cultural’’ mantém-se o posicionamento que deve ter-se como parâmetro a crueldade, ou seja, se a manifestação cultural tiver como tradição a prática de atos cruéis, esta é vedada, conforme artigo 225, inciso VIII da Constituição. Isto porque, justificar a prática de tanta maldade e violência como um ato de ‘’manifestação cultural’’, além de ser um ato arcaico, é muito conveniente aos adoradores da prática. Lamentável!”, afirmava a nota.

É importante lembrar que a farra do boi é crime desde 1998. Quem pratica o crime pode ser condenado à detenção de três meses a um ano, e pagamento de multa que pode várias de R$ 10 mil aos promotores e divulgadores; e de R$ 1mil a cada um dos demais participantes identificados (lei nº 17.902/ 2020). Além de crime ambiental, os farristas também podem ter infringido a Lei nº 3470/2020, que proíbe a comercialização e uso de fogos de artifício com estampido no município de Navegantes.  


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros