fbpx

TARTARUGA PASSA TRÊS MESES INTERNADA EM CLÍNICA DE NAVEGANTES

#CURIOSO Clínica veterinária da cidade é especialista em animais silvestres

Depois de três meses de acompanhamento, a tartaruguinha “Juju”, da espécie conhecida como Tigre- D ’água, ganhou alta.  A tartaruga agora está em casa, após passar 90 dias sob acompanhamento do médico veterinário Dr. Leonardo Ribeiro de Lima.  

O animal recebeu todos os cuidados necessários na Clínica Veterinária São Francisco, em Navegantes, especialista em animais silvestres e exóticos. A clínica conta com serviço especializado em cirurgias de animais exóticos e silvestres, exames de imagem e laboratorial.

A tartaruguinha foi levada à clinica com peso muito abaixo do ideal, apresentando um quadro de dispnéia – quando há dificuldade de respirar. Depois de realizar raio-x, foi iniciado tratamento para doenças infecciosas. Em 48 horas de tratamento, o pequeno animal apresentou melhoras.

No entanto, foi averiguado que a tartaruga também estava com lesões no casco e comissura labial. Foi efetuada limpeza diária das lesões e aplicação de antibiótico, além de administração de soro. Os exames apontaram duas bactérias que estavam deixando a tartaruga doente.  

Juju recuperou o apetite e, depois de três meses na clínica, voltou saudável e mais cheinha, pesando 29 gramas.

Cuidados

O veterinário explica que para quem tem autorização para criar a tartaruguinha em casa, tem que tomar alguns cuidados, como manter num aquário ou um tanque com água, assim como um espaço seco para que tome sol. Esse tipo de animal precisa de uma autorização para ser criado em ambiente controlado como casas e apartamentos. É importante, ainda, observar a lista de animais que são legalizados para serem criados em casa, tendo também a nota fiscal.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros