O Semasa iniciou, nesta segunda-feira (8), a implantação da nova rede de abastecimento de água tratada na área rural de Itajaí, com cerca de seis mil metros de tubulações, nos bairros Paciência, São Roque e Limoeiro. Os trabalhos serão concentrados, pelos próximos 30 dias, nas ruas Germano Luiz Vieira e Maria Lucília Adami, no Arraial dos Cunha, vias que levarão a água até a Paciência.
Neste local, as equipes instalam rede de 100mm, paralela à rede de 50mm já existente. “O objetivo é aumentar o tamanho das tubulações para que a rede tenha maior vazão e pressão. Chegaremos a três mil metros de rede neste bairro, levando água boa aos moradores”, diz o monitor de Saneamento do Semasa, Rodrigo Rampelotti.
Com finalização neste bairro, o canteiro de obras será instalado no São Roque, onde será concluída a rede na via geral, a Rua Domingos Rampelotti, com mais 600 metros. Em 2019, o Semasa implantou sete mil metros de rede nesta rua e mais mil metros em transversais. A rede de abastecimento muda a realidade dos moradores, que anteriormente tinham apenas água de fontes alternativas, como nascentes ou mesmo água da chuva. “Água tratada segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com parâmetros de qualidade constantes para o consumo seguro. Além disso, com rede de água o imóvel é valorizado”, observa o diretor de Saneamento, Victor Silvestre. Com acompanhamento de um engenheiro químico, a autarquia realiza cinco análises de parâmetros por hora nas estações de tratamento, até oito análises por dia na rede e duas por semana em poços, como o existente na Vila da Paz.
Após o São Roque será iniciada a parte considerada mais difícil dos serviços, no bairro Limoeiro, com substituição da rede por uma maior, para levar água a mais imóveis, principalmente da Rua Sorocaba. Nesta localidade há grande concentração populacional, em ruas estreitas e com morros. A previsão é que até julho as obras estejam concluídas e Itajaí alcance 99% do território abastecido com água tratada pelo Semasa. Após a implantação da rede na rua, o cidadão deverá solicitar a ligação de água do imóvel para ter acesso ao abastecimento.