fbpx

PESQUISA VAI AVALIAR SE OS VISITANTES CONSIDERAM A REGIÃO SEGURA

PESQUISA VAI AVALIAR SE OS VISITANTES CONSIDERAM A REGIÃO SEGURA

Como o turista avalia o cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19? O visitante considera a região segura? Estas são algumas das perguntas que passaram a fazer parte da Pesquisa de Demanda Turística da Costa Verde & Mar (SC). Além da avaliação relacionada à pandemia, o questionário busca apontar o que mais atrai os visitantes e quais áreas exigem melhorias. A amostra será aplicada em pontos turísticos de nove cidades da região e tem o objetivo de coletar 4.140 respostas até março.

Com a pesquisa, o turista poderá apontar se a região cumpre os protocolos de prevenção nos meios de hospedagem, serviços de alimentação e no contexto geral, ainda, se a situação gerou algum impacto nos seus planos de viagem, como alteração de data, mudança de local escolhido, redução nos passeios realizados, entre outros.

            Realizada há seis anos consecutivos na Costa Verde & Mar, a Pesquisa de Demanda Turística visa traçar o perfil do visitante da temporada. Irá avaliar a oferta de atrativos, acomodações, gastos e infraestrutura da região, entre outros. Em 2021, recebeu também questionamentos relacionados à bandeira azul e se os turistas consideram a certificação de acordo com o que vivenciam no cotidiano.

Para a equipe do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (Citmar), a pesquisa é primordial para apontar as ações que estão de acordo com os interesses dos visitantes e quais as áreas precisam de ajustes. Os resultados da temporada 2019/2020 apontaram que 92,2% dos turistas tinham o objetivo de retornar, sendo que 95,5% dos entrevistados citaram que recomendariam o destino e 91,4% avaliaram como muito bom ou bom. Na pesquisa realizada na temporada 2019/2020, foi indicado que 76,4% dos visitantes pretendem usar veículos próprios para chegar na região, 84,7% dos participantes usaram os serviços de alimentação e 84,8% buscam atrativos naturais, entre outros dados que foram essenciais para traçar as estratégias de aplicação dos protocolos e medidas de combate ao coronavírus.

Além da equipe de pesquisadores, nessa temporada a pesquisa contará com um coordenador representante de cada município. Eles poderão monitorar detalhes da aplicação e dar mais informações sobre a Costa Verde & Mar. Para garantir a segurança de todos, o grupo participou de um treinamento especial que reforçou a importância de se manter os protocolos indicados pelos órgãos de saúde. Todos foram orientados a usar máscara e entrevistar visitantes que também estejam com o acessório, manter o distanciamento de no mínimo 1,5 metro, ficar longe das aglomerações, higienizar de forma constante as mãos e não compartilhar equipamentos de trabalho, como caneta ou outro objeto.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros