A premiação foi criada pelo Ministério da Infraestrutura (MINFRA) como forma de estimular a excelência na administração dos portos públicos brasileiros.
A Superintendência do Porto de Itajaí foi reconhecida em duas das quatro categorias da primeira edição do Prêmio Portos + Brasil. Entre os 32 portos brasileiros avaliados, a Autoridade Portuária de Itajaí recebeu segunda colocação nas categorias: crescimento da movimentação, com aumento de 33,9% em relação a 2018 e execução orçamentária de investimento com 59,9% do orçamento de investimentos executado.
A premiação, relativa ao desempenho das autoridades portuárias ao longo de 2019, foi entregue na noite dessa terça-feira (24) em Brasília no encerramento do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Brasil Export.
O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, representou a Superintendência na premiação. Ele também participou como expositor em um dos painéis do fórum, que reuniu as principais lideranças do setor logístico e de infraestrutura portuária.
“Esses prêmios são fruto do trabalho de todos os nossos servidores e trabalhadores portuários. Todos nós temos feito um esforço impressionante para recuperar aquilo que Itajaí mais ama, que é o nosso porto. Não foi fácil! Cada um de nós em seu trabalho, seja dos servidores da superintendência, dos trabalhadores portuários avulsos, dos prestadores de serviços, tem o seu valor, a sua garra, inclusive em um ano tão difícil como esse, em que nós superamos muito as adversidades. Muito se fala e pouco se faz, mas esse time faz acontecer de maneira que o Brasil tem orgulho do trabalho realizado aqui”, destaca o superintendente do Porto de Itajaí Eng. Marcelo Werner Salles.
O prêmio Portos + Brasil é um reconhecimento do Governo Federal aos portos públicos com melhor desempenho em sua gestão. Ele foi criado pelo MINFRA para estimular a busca permanente pela excelência na administração portuária.
A avaliação é feita com base no nível de eficiência operacional, de eficiência administrativa, de manutenção de acessos aquaviários, de execução orçamentária de investimento, entre outros.
As categorias premiadas foram: ranking do IGAP (índice de gestão das Autoridades Portuárias), vencedor Portos do Paraná – Paranaguá; variação da margem EBTIDA (margem de lucro), vencedor Companhia Docas do Pará – Belém; crescimento da movimentação, vencedor Porto Organizado de Santarém – Companhia Docas do Pará / Belém; e execução orçamentária de investimento, vencedor: Portos do Paraná – Paranaguá.