fbpx

OPINIÃO: O BALANÇO FINAL DAS ELEIÇÕES EM NAVEGANTES

Por Lauro Scheel

NOVO PREFEITO
Novo realmente. O empresário e agora prefeito eleito Liba Fronza vem para administrar Navegantes de forma técnica, com objetivos claros e para o bem de todos e não de grupinhos. É isto que esperamos do novo Prefeito de Navegantes. Com certeza vai ser uma gestão de resultados, de modernidade, de agilidade dos serviços municipais. Precisamos de gestores na prefeitura e não de políticos. O sucesso da administração Liba/Wancarlos vai ser o benefício de todos os moradores de Navegantes.

À PARTE
Quero parabenizar o vice-prefeito eleito Wancarlos, pessoa que conheci pelas nossas atividades que se cruzaram, eu contador e ele do Corpo de Bombeiros em tempos passados. Posso afirmar ser uma pessoa séria, comprometida e conhecedor de problemas nesta área aqui em Navegantes e deverá contribuir muito para melhorar os serviços às empresas. Com certeza teremos novos ares na prefeitura.

SERÁ VERDADE?
Comentários que Roberto está deixando a política e não deverá participar mais como candidato. Será? Roberto, a pessoa que conheço é um político nato e a política é seu fôlego de vida. Conhecedor de política como ninguém. Aliás, o tempo que estive junto à coligação dele (até 2014) posso dizer que aprendi muito, o suficiente para “criar asas” e saber conduzir o partido que presido. Posso afirmar que Roberto é um mestre em política. E vale lembrar, apesar de não ser eleito este ano, conquistou 26,37% dos votos válidos, principalmente pelo trabalho dele quando esteve como “inquilino” do paço municipal. Administrou e fez muito por Navegantes. Será que os ares políticos permitirão que participe diretamente novamente? Está muito cedo depois de uma decepção mas o tempo cura e com a cabeça fria pensamos muito melhor.

LINO (MDB)
Vereador por Navegantes exerceu cargo no Estado de Santa Catarina e se qualificou muito para tentar ser o “inquilino” do paço municipal. Vi suas propostas e eram convergentes tanto com o que se ouve do povo pedir e reclamar quanto muitas propostas cruzavam com minhas ideias. Tem grande apoio do MDB e deverá se preparar para uma futura eleição e deverá agregar pessoas (e partidos políticos) abrindo uma frente ampla. Conseguiu 25,04% dos votos válidos demonstrando que está a frente de um partido que pode lutar por um lugar no paço municipal no futuro. Nesta eleição houve clara rejeição para que seja político…

RENOVAÇÃO !
Dos dez vereadores teremos oito vereadores inéditos, que assumirão pela primeira vez como efetivos. E tivemos muitas alterações importantes. Vamos ter três mulheres vereadoras. Muito bem. Teremos o discernimento feminino que pensa famílias, pensa filhos, estudos dos filhos, saúde dos filhos. Com certeza teremos outra forma de condução dos trabalhos.

PL e PSD
Da coligação do ex-prefeito Roberto terá quatro vereadores. Esperemos que pensem na cidade, de como melhorar a vida de todos e dar total apoio ao prefeito naquilo que for de bom para nossa cidade. A eleição acabou e precisamos olhar e trabalhar pelo futuro. O novo prefeito, por não conhecer internamente o ritmo da prefeitura, vai precisar da ajuda de todos e estando na Câmara, todos os vereadores precisam esquecer as cores partidárias e o único partido que interessa é o bem de Navegantes.

MINORIA
O prefeito eleito Liba (DEM) teve apenas dentro de sua gama de partidos a eleição de uma vereadora. Isto demonstrou claramente que candidatos e seus grupos trabalharam para eleger o vereador ou vereadora e não “pediu” votos para seu prefeito. Um motivo para ter sido eleito. Isto é claro quando o grupo do ex-prefeito Roberto elegeu quatro vereadores e ficou atrás dos votos para prefeito. O que realmente aconteceu “no quarto” de reuniões que fez os apoiadores “pularem” fora da majoritária?

PASSARAM
Dos três candidatos a reeleição no legislativo municipal, Paulo Melzi e Monan, ambos do MDB, foram aprovados pela urna para um novo mandato. Significa que seus eleitores aprovaram seu mandato que foram de trabalho pelas comunidades visto que o prefeito atual não estava muito acessível às solicitações comunitárias. Mas lutaram e conseguiram demonstrar que merecem mais quatro anos.

INTERIOR
Teremos um vereador que foi eleito e representa nosso interior. Lorival Kempner uma pessoa que trabalha muito, põe a “mão na massa” e é muito bem visto por todos, tanto pelo trabalho quanto pela sua humildade. Depois de várias tentativas, sempre foi eleito como suplente, agora finalmente é titular de uma cadeira no legislativo municipal. É uma voz importante e com certeza a região chamada de interior vai ganhar muito elegendo seu representante que terá voz e muita cobrança de melhorias. Parabéns amigo Lorival.

MULHERES NO LEGISLATIVO
Positivo é que três mulheres irão assumir uma cadeira no legislativo municipal. Comparada com esta legislativa que eram só de homens, termos três mulheres vai mudar em muito o “andar’ da Câmara Municipal. Mulheres pensam mais nos outros, menos individualistas. Com certeza terão um grande desempenho nos próximos quatro anos. O olhar feminino é diferente. O importante que teremos uma nova Câmara no sentido de ter múltiplos pensamentos.

POLÍTICA DAQUI DE NAVEGANTES
Em Navegantes tivemos uma eleição municipal voltada ao município, sem grande influência dos conflitos estaduais ou federais. O que foram discutidos e “lavada roupa suja” dentro do município. Vários candidatos ficaram bem constrangidos com seus erros, que tentaram justificar mas as urnas não aceitaram. Tivemos no final oito candidatos a prefeito que marca a democracia e mais, mostra que muitas pessoas estão dispostas a colocar seu nome para mudanças, dar novos ares a política municipal. Democracia é o povo elegendo seus representantes e vemos nos últimos tempos, sendo excluídos “os bagrões”, os dinossauros da política. Desta vez em Navegantes a renovação foi radical e isto é bom, isto é democracia. Esperamos que tenhamos efeitos positivos para o povo.

ERRARAM
Muitos candidatos, inclusive que conversei, fizeram a escolha errada de se candidataram por grandes partidos. Grandes partidos para se eleger precisam de muitos votos. Se tivesse se candidatado em partidos menores, teriam sido eleitos e não ficariam como suplentes, que possivelmente nunca assumirão. Depois desta eleição, muitos irão se candidatar na próxima vez em partidos menores. O ultimo vereador eleito foi com 388 votos pelas leis eleitorais. Tivemos doze candidatos com mais votos e ficaram de fora. Por ser um partido menor, conseguiu colocar um vereador com 388 e quem teve 947 votos em partido grande, ficou de suplente. Se você tiver interesse em ser candidato a vereador ou vereadora em 2024, vai ai a dica: procure se candidatar em uma sigla partidária menor. Um bom grupo em uma sigla de menor expressão dá frutos e pelas leis eleitorais, mais chances.

A URNA PUNE
Se você tem um bom nome e é bem quisto pela população, você tem chances de ser um vereador. Neste último pleito, vimos a que “a urna puniu” vários candidatos que imaginávamos que teriam grande votação por terem participado em outros pleitos e a votação caiu pela metade. O eleitor pune quem não trabalha quem é eleito vereador e depois vai para o executivo. Abrindo um parêntese, atualmente a legislação municipal prevê que o vereador que assumir no executivo, perde seu mandato no legislativo. Isto não deverá acontecer nesta legislatura. Os vereadores eleitos, foram eleitos e deverão exercer a função de vereador (a) conforme a vontade do eleitor.

PARABÉNS!
Sim, parabéns a todos que colocaram seus nomes para concorrer nesta eleição. Estas são pessoas de fibra. Temos nas redes sociais muitos “@&%#“ (interpretação livre) e que se afinam em participar de uma eleição como candidato. Sabem criticar e falar mal, mas não tem coragem de enfrentar as urnas, porque com certeza seria um vexame. Por isto, a todos que participaram, parabéns. Você que critica os políticos, seja coerente e participe das eleições e mestre como tem que ser sem se esconder nas redes sociais. Democracia se faz com ideias e o povo participando, não só votando.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros