O novo caça Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB) que saiu no dia 1º de setembro do porto de Norrköping, na Suécia, deve chegar no porto de Navegantes nos próximos dias. O navio que traz a aeronave é o Elke, que normalmente transporta contêineres, no entanto, o Gripen foi colocado inteiro dentro de um compartimento do navio.
Conforme o site aerogin.net, o caça foi embarcado em um navio para sua entrega, provavelmente, por não estar certificado e por não contar, ainda, com uma sonda para reabastecimento em voo, que podem ser fatores que dificultem a travessia do Oceano Atlântico.
Quando chegar no porto de Navegantes, o avião será transportado em uma carreta para o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder. A NAVETRAN será a responsável em controlar o trânsito no percurso onde a carreta irá passar, por isso pede a colaboração da população para que não faça aglomeração no local, para que o trajeto ocorra o mais breve possível e o trânsito flua. Já no aeroporto ocorrerá a preparação para o primeiro voo em território nacional, com destino ao Aeroporto de Gavião Peixoto, em São Paulo.
O caça de matrícula FAB4100 é um monoplace – que possui um só lugar – e será a nova espinha dorsal de ataque da Força aérea Brasileira.
Para acompanhar a movimentação do navio, acesse o site https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-40.1/centery:12.2/zoom:4/.