Muitas mulheres que sofrem violência doméstica têm dificuldades para denunciar o agressor, principalmente nesse momento de isolamento social causado pela pandemia.
Para ajudar as mulheres a comunicar a agressão, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançaram a campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica. Navegantes, por meio do Conselho Municipal da Mulher e Secretaria de Assistência Social está aderindo à campanha no município.
O objetivo da campanha é possibilitar que mulheres em situação de violência doméstica encontrem ajuda em uma farmácia. Para receber a ajuda, basta que a mulher compareça à farmácia com um “X” vermelho na mão, que pode ser feito com caneta ou até mesmo batom. Ao identificar o sinal, o atendente, com os dados necessários, realizará, imediatamente, uma ligação para o 190 e comunicará a situação.
A campanha alerta que o número de casos de feminicídio aumentou bastante durante a quarentena, por isso a importância dessa campanha. Tome uma atitude, antes que seja tarde demais. Denuncie!
Em Navegantes.
Conforme o Conselho da Mulher, será realizada uma reunião no dia 23 de setembro com coordenadoria estadual da campanha, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para esclarecimentos diversos sobre a campanha e como fazer a mobilização no município.
As grandes redes de farmácia já aderiram à campanha, agora a intensão é procurar as pequenas farmácias do município e instruir as mulheres sobre essa forma de denunciarem a violência doméstica. As farmácias que quiserem mais informações é só entrar em contato com o Conselho da Mulher, por meio do telefone 3185-2014, para orientações sobre como integrar a campanha e ajudar essas mulheres vítimas de violência.