fbpx

NAVEGANTES 58 ANOS: BELEZA, TRADIÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Castilho Portonave Navegantes

Por Osmari de Castilho Ribas.
Diretor-superintendente Administrativo da Portonave.

Nossa cidade possui uma beleza diferente, fascinante, com muitas oportunidades e enorme potencial para se desenvolver. Incomparável, um lugar de muitas histórias, personagens e até de alguns mistérios. Desperta paixão, atrai e recebe a todos de braços abertos. Aqui existe camaradagem e sorriso aberto. Navegantes é assim, cheia de encantos, muito sol e um povo confiante e alegre.

Com uma população estimada em 81 mil pessoas, ocupa a 20ª posição no ranking de SC. Apesar desta relevância, às vezes parece que seus administradores se afastaram de um planejamento urbano que fosse integrado e inclusivo e, com isso, proporcionaram lacunas sociais. O Plano Diretor virou lenda. Assim, falta direção e prioridade para orientar os investimentos públicos.

É preciso que todos voltem a caminhar lado a lado. Sempre teremos por aqui altas ondas quebrando forte e devemos saber surfar, assim como, curtir as suaves marolas que ao final das tardes, com o sol se pondo, beijam a areia da nossa praia do Pontal ao Gravatá.

Embora cada um tenha o seu próprio jeito, devemos seguir juntos, com muita conversa, mas com ritmo forte e visão ampliada. Assim, vamos ganhar espaços, aumentar a visibilidade com relação a nossa cidade e seremos como uma onda que produz energia e que compõe a beleza deste mar imenso com o qual temos o privilégio do convívio diário. Em um momento de crise fiscal e diminuição na arrecadação, o planejamento precisa ser aperfeiçoado para atender as demandas prioritárias.

Estamos na 51º posição no ranking de SC em urbanização de vias públicas, com 38,9% e em 251º em arborização de vias públicas, com apenas 11%. As cidades se renovam pelas ações do dia-a-dia, conectadas a um plano de longo prazo e acompanhamento de indicadores estratégicos que nos permitem continuar escrevendo a história feita por bravos cidadãos desde a sua origem.

Podemos assim, nos inspirar no exemplo de resiliência do passado, valorizando a nossa cultura e evoluir com uma perspectiva de pensamento coletivo, onde o econômico e o social sigam na mesma direção.

Navegantes tem o sentido da integração social e identidade. Comporta famílias tradicionais, tem os seus personagens típicos, costumes e festas. Aqui as pessoas conversam sem ter pressa de chegar à uma conclusão final. Aqui, é fundamental apreciar a paisagem, trocar muitas ideias antes de dar um passo à frente.

Como todo o mundo, vivemos um momento peculiar e, como todo o mundo, precisamos nos reinventar. Os desafios de cada cidade são bastante específicos. Que Navegantes possa comemorar esta data especial e que todos sejamos agentes da necessária transformação para uma qualidade de vida cada vez melhor. Parabéns, Navegantes! Parabéns, povo dengo-dengo.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros