fbpx

FUMAN ALERTA PARA PROTEÇÃO DOS NINHOS DE AVES NA LISTA VULNERÁVEL DE EXTINÇÃO

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes colaborou com a Universidade do Vale do Itajaí – Univali, na iniciativa de proteger as aves trinta-réis, que utilizam a ilhota do Gravatá para a reprodução nesta época do ano.

O alerta é para os moradores, pescadores e turistas que têm o hábito de frequentar o local – ainda mais que o acesso à praia está proibido devido à pandemia – -os quais devem evitar o acesso à ilhota do Gravatá, nesta época do ano, devido ao período de reprodução da espécie de aves trinta-reis, que está na lista de vulnerável para a extinção.

A Superintendente da FUMAM, Heloísa Cristina Flores, explica sobre a importância da proteção dos ninhos.
“Os ninhos precisam ser protegidos do pisoteamento, causado pelo acesso das pessoas até a ilhota quando a maré está baixa. Evitem o acesso à ilhota do Gravatá no período reprodutivo da espécie, que vai até o mês de Outubro,” alertou.

Várias placas de conscientização foram confeccionadas e fixadas nas proximidades da Ilhota do Gravatá, no intuito de informar e alertar os frequentadores para evitarem o acesso à ilhota no período de reprodução das aves trinta-reis.

Vale ressaltar, que a destruição dos ninhos das aves configura crime ambiental, e se o cidadão infringir as determinações poderá ser multado pela fiscalização ambiental. 

Leia com atenção as placas de conscientização e respeite as determinações estabelecidas pelas autoridades em Meio Ambiente “ Cuidado! Filhotes e ovos de aves marinhas no chão. Esta é uma área de reprodução de trinta-réis, espécie classificada como vulnerável para extinção. Evite aproximações da ilhota! Preserve! Contemple com respeito!”


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros