A Secretaria de Segurança e a Defesa Civil do município de Navegantes estão realizando, desde o dia 5 de maio, operação de fiscalização intensiva nos bairros da cidade, para fazer-se cumprir os decretos municipais de enfrentamento ao Coronavírus, em especial ao Decreto 95/2020, que proibiu o funcionamento de bares.
Conforme o secretário de Segurança Edemir de Souza, a fiscalização está trabalhando das 8h às 00h, com a formação de equipes divididas em três turnos: matutino, vespertino e noturno. As equipes fiscalizam espaços públicos, de lazer, bares, lanchonetes e comércios em geral, para autuar em caso de não cumprimento das medidas de segurança ou funcionamentos irregulares, conforme preveem os decretos.
O secretario explica que os fiscais já vinham realizando esse trabalho desde o dia 5 de maio, no entanto, após o aumento de casos no município, foi necessário adotar medidas mais rígidas em relação a bares. “A partir de denúncias da população, foram constatadas situações alarmantes de aglomero de pessoas em muitos desses estabelecimentos. Devido ao consumo de álcool, os frequentadores não mantinham os cuidados básicos de segurança, como higienizar as mãos com álcool, utilização de máscaras e distanciamento mínimo entre as pessoas, agravado ainda porque boa parte deles tinha mais de 60 anos e era pertencente a grupo de risco “, esclareceu,
Lembrando, ainda, que os estabelecimentos que não estiverem cumprindo as exigências serão aplicadas as penalidades cabíveis.
“Apesar do tamanho geográfico da cidade, os órgãos de fiscalização vêm desempenhado, com muita responsabilidade e com toda a dedicação, suas funções no combate à pandemia, realizando constantes vistorias, atendimentos a denúncias, videomonitoramento, distribuição de máscaras, orientações e procedimentos, afim de diminuir os números de casos positivos no município”, finalizou.
Confira algumas ações:
Interdições em parques e espaços públicos de lazer de 5 a 18 de maio
Bairro São Pedro, Centro, Meia Praia, Gravatá, São Paulo, São Domingos, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados, Escalvadinho e Volta Grande
Fiscalização e orientação de 5 a 13 de maio
São Pedro, Centro, Meia Praia, Gravatá, São Paulo, São Domingos, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados, Escalvadinho, Volta Grande.
Fiscalização a partir da publicação do Decreto Municipal 95/2020
São Pedro, Centro, Meia Praia, Gravatá, São Paulo, São Domingos, Nossa Senhora das balsas, Machados, Escalvados, Escalvadinho, Volta Grande.
Atendimentos de denúncias diárias:
10 a 15
Vistorias diárias por equipe nos estabelecimentos comerciais em geral: 20 a 25