Unidade com 100 leitos de UTI vai ser instalada no pavilhão da Marejada, em Itajaí. Estado avalia contratação de mais 500 leitos .
O governo do Estado atualizou na quarta-feira (8) o número de casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina. Segundo a Secretaria de Saúde, são 501 confirmações da doença.
O vírus já chegou a mais de 60 municípios do Estado. A lista é liderada por Florianópolis (123), Blumenau (55), Joinville (30), Criciúma (30), e Itajaí (26).
Segundo boletim, o número de óbitos pelo Coronavírus chegou a 17. Além disso, 52 pacientes estão em UTI: 23 na rede pública e 29 na rede privada. O Estado ainda contabiliza 16 casos de pacientes contaminados que saíram da UTI por apresentarem melhoras. Outras 56 pessoas que também deixaram a UTI aguardam o teste para confirmar a doença.
Hospital de campanha
O governo anunciou que abrirá um hospital de campanha em Itajaí. O edital para contratação de empresa foi lançado nesta quarta e prevê a instalação de 100 leitos de UTI no pavilhão da Marejada, com prazo de execução de 30 dias após a definição da vencedora.
O hospital ficará ativo por seis meses a um custo de R$ 76 milhões. O recurso abrange todos os equipamentos e a equipe técnica que trabalhará no local. Ao fim do contrato, os equipamentos permanecerão como patrimônio do Estado.
Além disso, o governo estuda a contratação de mais 500 leitos. “Esse foi com recursos próprios do Estado. A Secretaria da Fazenda está avaliando recursos do BNDES para se necessário mais 500 leitos de UTI”, disse o secretário de Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior.
Até agora, a Secretaria anunciou 220 novas vagas em leitos de UTI, somando rede pública, rede privada e filantrópica. A pasta readequou o espaço em unidades hospitalares próprias e conveniadas para a instalação desses equipamentos. Atualmente, 174 leitos estão vazios, reservados para pacientes com Covid-19.