fbpx

UM BASTA À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

No mês de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Todos se unem em mensagens fraternas, presentes e balões rosas. É uma pena que a “conscientização” quanto ao respeito às mulheres não duram o ano todo.  Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que no ano de 2019, 59 mulheres morreram em Santa Catarina vítimas de feminicídio, número 40% maior que o registrado no ano anterior, quando 42 mulheres morreram pelo crime. O número de 2019 é o maior dos últimos três anos e o índice voltou a registrar alta após dois anos consecutivos de queda.

A delegada Patrícia Zimmermann, responsável pelas Delegacias da Mulher de Santa Catarina, lamenta a alta no número dos feminicídios, mas também avalia que o índice pode indicar que as investigações da polícia estão mais eficazes.

São considerados feminicídios os casos em que mulheres são mortas no âmbito de violência doméstica ou pela condição de serem mulheres. Em geral, a violência envolve companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

Em Navegantes, o município oferece atendimento a mulheres vítimas de violência (seja ela física, psicológica, etc) por meio do Centro de Referência Especializado em assistência social (CREAS). Lá as mulheres recebem acompanhamento da equipe técnica formada por psicólogo, assistente social e advogado. O CREAS fica localizado na Av. Pref. José Juvenal Mafra, 3244, Meia Praia, Navegantes. Telefone: (47) 3185-2012, e-mail: creas@navegantes.sc.gov.br/. O horário de atendimento: é das 8h às 17h (sem fechar para o almoço).


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros