fbpx

ANDARILHA DO BEM INICIA NOVA VIAGEM PARA AJUDAR PESSOAS CARENTES PELO PAÍS

O motorhome, apesar de não muito grande, é equipado com geladeira, pia, fogão, chuveiro, cama. Mas diferente da maioria das pessoas que costuma utilizar esse tipo de veículo para passear e curtir as férias, essa moradora do bairro Meia Praia, em Navegantes, o utiliza para ajudar pessoas que encontra pelo caminho, em um trajeto que inicia em Navegantes (SC) e, na última viagem, foi até Belém do Pará. Em 1 ano e 3 meses, já foram mais de 100 mil quilômetros percorridos por todo o Brasil. Hoje, ela sai para mais uma viagem do bem.

O nome de batismo é Noeli Pereira de Andrade, 54 anos, mas o nome popular é Morgana, a Andarilha do Bem. Mães de duas filhas, sua vida lembra a de São Francisco de Assis, frade que, ainda jovem, renunciou à riqueza e passou a pregar a simplicidade, dedicando-se aos pobres. Morgana também renunciou aos bens materiais, vendeu seu sítio no município de Corupá (SC), onde morava há 14 anos, comprou um terreno em Navegantes e um veículo motorhome que conseguiu na promoção. Decidiu iniciar o que viria a ser o propósito de sua vida: percorrer o país para doar roupas, alimentos, brinquedos e felicidade aos irmãos menos favorecidos.

A vontade de ajudar os andarilhos começou ainda quando criança. “Eu tinha vontade de conversar com as pessoas de rua, tinha pena delas. Depois quando adulta, eu tinha bens e não era feliz, vendi tudo e decidi me dedicar a essas pessoas que sempre me comoveram”, contou.

A Primeira viagem

 A primeira viagem aconteceu em 1º de setembro de 2013. Morgana recebeu doações de roupas masculinas, colocou tudo no veículo e saiu sem roteiro definido. Ao seu lado, apenas a companhia de Pit, sua cachorrinha que morreu há dois meses, aos 14 anos de idade. Passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, etc. 

Pegou amor pela causa e não parou mais. Desde então, as viagens costumam durar de 25 a 45 dias, dormindo em postos de combustíveis 24 horas, passando por desconfortos, como o calor, o barulho e o medo. Mas as condições adversas não desmotivam Morgana. Hoje, não são apenas os andarilhos que Morgana pára o veículo para ajudar, mas também famílias pobres e cachorros de rua – outra semelhança com São Francisco, patrono dos animais. “Passo por casas com famílias sem água, sem luz, sem comida para o dia”, conta. “De tudo, o que mais me comove são as pessoas de idade que vivem nas ruas. Conheci um senhor assim, com 84 anos, como tantos outros, condenado a morrer à beira da estrada, porque ninguém ajuda as pessoas que se encontram nessa situação”, lamentou.

Conhecida por anda passa e pelo trabalho que desenvolve, o pedido mais inusitado são de preservativos por prostitutas e travestis. Pode parecer banal, mas ela percorrre cidadezinhas tão pobres que até as condições de saúde são precárias. Nos postos de saúde faltam até materiais básicos como preservativos, que deveriam estar disponíveis para assegurar a saúde de toda a população.

Nova viagem

Nesta sexta-feira (12), Morgana sai em nova viagem, dessa vez na companhia de Suby, um cachorrinho deficiente, resgatado das ruas de Navegantes por uma protetora. O nome Suby vem de substituto, ou seja, que vem a substituir a, para ela, inesquecível Pit. “Depois que a Pit morreu, fiquei muito triste, mas prometi a ela que iria adotar um cachorro que estivesse nas piores condições, para que eu pudesse dar alegria a ele. Suby tem sequela de cinomose e, por isso, não conseguia andar, iria usar uma cadeirinha de rodas, mas, inexplicavelmente, dias depois de eu adotá-lo, ele começou a andar, ainda meio atrapalhado, hoje ele já está correndo. Só o amor pode explicar isso”, comentou.

Quem quiser acompanhar o diário de viagem de Morgana e as histórias dessa nova viagem é só curtir a página “Andarilha do Bem”, no Facebook – que já possui mais de 2 mil curtidas. Lá também está disponível uma conta corrente para quem quiser fazer doações, para compra de mantimentos a serem distribuídos às pessoas necessitadas que a Andarilha encontra pelo caminho.

A conta está no nome da Associação Andarilha do Bem e a prestação do dinheiro doado é feita por meio de divulgação no Facebook. Empresários podem ajudar, ainda, patrocinando adesivos que serão fixados ao motorhome. O telefone de contato é o (47) 9168-6769/ 9278-6978.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros