A Liga Independente das Escolas e Blocos Carnavalescos de Navegantes – LIEBLON- considera que o carnaval de 2012 foi o melhor já realizado no município. A avaliação foi feita pelo presidente, Célio Roberto Francisco, o “Duca”, em encontro com o secretário de Turismo, Joãozinho Matos. “Foi muito melhor que nos anos anteriores, o público compareceu em massa e a estrutura montada atendeu às expectativas das escolas”, observou.
LIEBLON
Acredita que com apoio da Secretaria de Turismo, Navegantes vive fase de profissionalização do carnaval, que contou com recorde de público neste ano. De acordo com a prefeitura, nos cinco dias de festa passaram 130 mil foliões, sendo 20 mil apenas no desfile. “Público maior que no carnaval de Joaçaba, considerado o segundo melhor do Estado”, analisa Duca.
Para o secretário de Turismo, os diferenciais deste ano foram a arquibancada coberta, o telão, o cronômetro digital, a limpeza das ruas centrais e o reforço na segurança, efetivado por mais 100 policiais, cavalaria e cães. “Não houve registro de ocorrência grave e trabalhamos o tempo inteiro para garantir a segurança dos moradores e visitantes. Já na terça-feira fizemos a limpeza das ruas com apoio do corpo de bombeiros voluntários para não atrapalhar a abertura do comércio”, analisa Joãozinho Matos.
Segundo o secretário, o apoio dado pelo prefeito Roberto Carlos foi fundamental para o sucesso do evento. “Ele teve confiança no trabalho da equipe e acreditou que podíamos fazer o melhor”.
Na questão profissionalização, uma banca de 14 jurados vindos de outras regiões foi responsável pela avaliação das escolas de samba no desfile realizado na noite de sábado (18). “Fomos muito elogiados pela qualidade das fantasias, de enredo e animação, porém temos detalhes a acertar, que fazem toda a diferença para quem assiste ao espetáculo que é o carnaval. Os jurados nos fizeram enxergar pequenas falhas que serão corrigidas”, diz Duca.
Até maio, com apoio da Secretaria de Turismo, a Liga pretende realizar seminários para adequar as escolas ao regulamento oficial. “Ano que vem terá disputa entre as escolas e vai ser pra valer. As escolas perderão pontos caso descumpram as regras e vamos buscar a perfeição”, comenta Joãozinho Matos.
Um novo local para o desfile, que possibilite melhor tráfego de veículos, reforço na iluminação e arquibancada nos dois lados estão nos planos para 2013. Além disso, a prefeitura buscará manter o título de melhor carnaval de sujos do sul do Brasil, com o Navegay. Neste ano, o fechamento da avenida para tráfego de veículos sem caracterização de carnaval possibilitou que mais de 80 mil foliões curtissem a festa. “A rua estava tomada de foliões, menos veículos e mais pessoas, o que mostra o aumento de público em relação ao último ano”, explicou Joãozinho.
A Secretaria registrou a presença de mais famílias participando da festa, o que mostra, segundo o secretário, que o Navegay retoma sua característica original, que é a de bloco de sujos, uma brincadeira que participa avô, pai e filho. “Nos próximos anos, pretendemos melhorar ainda mais a organização no carnaval de Navegantes. Tornar ele bem familiar, para que nossos moradores e turistas possam sempre curtir o carnaval com segurança e organização”,finalizou Joãozinho.