Em reunião, na terça-feira (20), na Superintendência do Porto de Itajaí, o senador Jorginho Mello (PL) reafirmou o compromisso em defender a proposta de gestão pública do porto de Itajaí junto ao governo federal, levando o pedido do município ao ministro da Economia, Paulo Guedes, responsável pelos programas de privatização.
Jorginho destacou que é importante buscar um modelo de concessão equilibrado, que sirva pra Itajaí e para o Brasil. “Vou marcar com o Paulo Guedes. Vamos ver números, mostrar dados e ficar vigilantes. A gente não é contra essa forma de concessões, mas manter a autoridade portuária eu acho que é uma necessidade porque vocês fazem parte dessa história, não pode abrir mão tão facilmente”, disse, destacando o trabalho município na gestão pública do porto.
O projeto de desestatização do porto de Itajaí está em fase de estudos pelo governo federal, prevendo o lançamento do edital ano que vem. Na nova concessão, os serviços e a gestão portuárias seriam privatizados. A prefeitura defende que o município continue como autoridade portuária, mantendo as operações no terminal com a iniciativa privada, como já é atualmente por contrato de arrendamento.
O prefeito Volnei Morastoni (MDB) destaca que a manutenção da autoridade portuária pública municipal é importante não só para o porto de Itajaí como também para todo o complexo portuário.
“Além do porto público que temos aqui, nós temos a hidrovia à montante, onde temos outros terminais portuários, o setor pesqueiro, o setor da construção naval”, listou. “São interesses múltiplos, diversos, plurais e seria importante que, nessa nova concessão, seja mantido o modelo de gestão que nós temos hoje”, defende.
Cobrança por investimentos nas BRs 470 e 101
Para que novos recursos sejam destinados à duplicação da Rodovia BR 470, o senador diz que é preciso priorizar os lotes 3 e 4, entre Gaspar e Blumenau, que são os mais atrasados. Ele ressaltou que mais R$ 116 milhões alocados na obra serão suficientes pra conclusão dos trechos 1 e 2, entre Navegantes e Luiz Alves. A previsão do trecho de Navegantes é de conclusão até o final do ano, concluindo quatro quilômetros entre 14 previstos, com 10 já prontos. O segundo lote seria terminado até junho de 2022.
O senador considerou que o trecho mais complicado é o da região de Blumenau, em razão da extensão urbana que demanda indenizações e acordos judiciais.
O senador Jorginho Mello falou, ainda, da necessidade de novos investimentos na Rodovia BR 101. Jorginho defende melhorias em parceria com a concessionária, levando em conta que a rodovia “virou uma avenida”. Pedidos pra resolver os gargalos no trânsito em trechos críticos como entre Itajaí e Balneário Camboriú já foram entregues pela Fiesc ao ministério da Infraestrutura.
Os investimentos que forem feitos pela concessionária seriam repassados à tarifa do pedágio. “Nós precisamos ter coragem pra fazer faixas adicionais e colocar no pedágio. Não tem outro caminho pra desenvolver”, comentou o senador.
Fonte: Diarinho