Um mutirão de limpeza está sendo realizado, nessa semana, no terreno que sediava a empresa Sol Pesca Indústria e Comércio de Pescados, localizada na Rua Luiz Joaquim dos Santos, no bairro São Pedro, em Navegantes. Desde que finalizou as suas atividades, o local se tornou foco de dengue e outras pragas urbanas, devido ao descarte inapropriado de lixo no local.
A Prefeitura de Navegantes informou que o trabalho acontece depois de decisão judicial, resultado de uma ação do Ministério Público, que pedia ao dono do terreno para que fizesse a limpeza do mesmo.
O proprietário do terreno foi notificado e teve um prazo de 30 dias para realizar a limpeza do imóvel. Como não o fez, o município ganhou a permissão para execução do serviço. O proprietário terá de pagar multa ao município, conforme prevê a Lei nº 1537/2002.
Para a execução do trabalho, estão sendo utilizados três caminhões com caçamba, duas retroescavadeiras e três funcionários da Secretaria de Obras.
Foco de dengue e pragas urbanas
A novela entorno do antigo terreno da empresa Sol Pesca não é de hoje. Há tempos a comunidade do bairro São Pedro pede a limpeza do local. O vereador Monan (MDB) então, nesse ano, solicitou ao Poder Executivo emitisse um laudo para ser encaminhado ao Ministério Público, apontando o risco de saúde pública no local.
No dia 9 de junho, o Jornal nos Bairros divulgou que foi realizada a limpeza entorno do prédio. Nessa data, também foi sugerido que o prédio seja lacrado, para evitar que vire, novamente, depósito de lixo e entulhos.