A foto fala por si só. A cena é de cortar o coração. Crianças incrédulas com o lixo descartado em uma área quase ao lado da unidade de educação infantil em que estudam.
Na Semana do Meio Ambiente, professoras e monitores do CMEI Bruce Cranston Kay, no bairro São Paulo, levaram os alunos de até cinco anos de idade, para dar uma volta na quadra da unidade escolar. Porém, pararam em meio a um terreno baldio, alvo constante de descarte irregular de lixo pelos moradores.
“Que coisa feia, né prof?”, falou uma das crianças a uma das monitoras que estava presente.
As educadoras viram como era triste aquela realidade para os alunos. “Estamos trabalhando meio ambiente e fizemos um passeio em volta da nossa CMEI, para mostrar o relaxamento do ser humano com o nosso planeta, com o nosso bairro e, principalmente, o descaso da própria comunidade por ser ao lado de uma área onde nossos filhos estudam”, desabafou umas das monitoras nas redes sociais.
O terreno baldio perto da creche, há pouco tempo limpo pela administração municipal, novamente estava cheio de lixo. Durante três semanas, entre abril e maio, a Secretaria de Obras realizou o recolhimento de entulho no bairro São Paulo, resultando na coleta de mais de 450 toneladas de resíduos, inclusive no terreno perto da creche.
“Como podemos ensinar nossos pequenos a cuidar do planeta com essa (cena de) vergonha? Tristeza é o sentimento que temos nesse momento”, finalizou a educadora.