A Câmara Municipal de Navegantes informou que, a partir deste mês de junho, deverá retomar as sessões ordinárias de forma presencial, no plenário da Casa. O espaço foi interditado no fim de janeiro deste ano, por Auto de Interdição, expedido pela Defesa Civil do Município de Navegantes, em razão de uma ruptura parcial no forro de gesso.
Naquela ocasião, um balão de ar quente de origem desconhecida caiu sobre o telhado do prédio e obstruiu uma das calhas de drenagem, durante uma forte chuva. A água represada extravasou para a laje do espaço, inundou o forro de gesso e comprometeu a estrutura. No dia seguinte, parte do gesso entrou em colapso por conta da umidade excessiva e desabou sobre mesas e cadeiras, impedindo o uso do local com segurança, culminando com a interdição provisória do plenário.
Nesta terça-feira (18), a obra para conserto do forro danificado teve início com a retirada de todo o mobiliário e divisórias em policarbonato, para proteção dos vereadores contra o coronavírus, além de equipamentos como computadores de mesa, aparelhos de televisão, câmeras, microfones e cabos, remoção de luminárias e preparação do local para retirada de todo o forro para instalação das novas placas de gesso, aguardadas para chegar nesta quarta-feira (19).
O responsável pela obra irá remover todo o forro do local, adequar as instalações elétricas e alinhar toda a iluminação do plenário. Após isso, deverá executar a pintura, a remontagem do mobiliário e a reinstalação dos equipamentos.
A direção da Casa ainda irá avaliar se o acesso do público externo ao auditório durante a realização das sessões legislativas será permitido, tendo como base os mapas de risco da Covid-19 publicados semanalmente pela Secretaria de Estado da Saúde.