Este sábado (20) foi dia de vacinação contra a Covid-19 às pessoas de 75 a 77 anos, em Navegantes. Receberam a primeira dose da Coronavac mais de 500 idosos da faixa etária.
Prevista para começar às 9h, a vacinação acabou sendo iniciada às 8h15 por conta da alta demanda e foi finalizada ao meio dia, no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes, no Centro. Estiveram presentes para acompanhamento e auxílio o Chefe do Executivo, a Secretária da Saúde, Luciane Nesello, e o Superintendente da Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran), Joziel Pereira.
Para realizar a imunização, foi montada uma força-tarefa, incluindo cinco vacinadoras, as diretoras da Vigilância em Saúde e da Atenção em Saúde, os gerentes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Urgência e Emergência, e Atenção Básica, além de contar com o engajamento de enfermeiros, estagiários de enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, recepcionistas, agentes comunitários de saúde e da equipe administrativa da Secretaria de Saúde, e servidores da Navetran e da Guarda Municipal, totalizando 30 profissionais.
Vacinação para 70 anos ou mais
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), informa que as pessoas podem chegar dentro do horário que serão vacinadas. Antes de iniciar a vacinação deste sábado, uma longa fila se formou desde cedo. Até 10h, já haviam sido imunizados mais de 450 idosos.
Cuidados continuam após a vacina
A Secretária de Saúde, Luciane Nesello, ressalta a importância dos cuidados mesmo depois da primeira dose da vacina recebida, pois a imunização completa prevista, conforme percentual apresentado pelos fabricantes, só é garantida cerca de duas semanas após a aplicação da segunda dose. E, mesmo após a segunda dose, os cuidados ainda são recomendados.
“Estamos vivendo um momento grave da pandemia e as medidas de prevenção devem ser mantidas, como o uso de máscara, higiene frequente das mãos, além de manter o distanciamento ou isolamento social”, finaliza a chefe da pasta.