Diego Veiga passa por nova fase de treinos em Saquarema (RJ) e disputa vaga para representar o país em competições internacionais.
Após o encerramento da etapa Navegantes do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, mais boas notícias para a cidade. O atleta de Navegantes Diego Veiga, de 16 anos, foi convocado, pela segunda vez, para a seleção brasileira Sub-18 de vôlei de praia e segue na disputa por uma das vagas que representarão o país em competições internacionais em 2026, entre elas o Campeonato Mundial da categoria e os Jogos Olímpicos da Juventude.
Ainda em fevereiro, o jogador embarca para o Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema Enel Brasil, no Rio de Janeiro, onde participará de treinos e avaliações técnicas. A terceira e última etapa da seletiva ocorre em março, quando apenas quatro atletas serão escolhidos para formar duas duplas masculinas que defenderão o Brasil inicialmente no Campeonato Sul-Americano Sub 18.
Em janeiro, ele já havia participado do primeiro período de treinamentos, que reuniu oito atletas convocados de todo o país, incluindo o companheiro de dupla, Guilherme Santos. Na segunda fase, o grupo foi reduzido para seis nomes — entre eles, Diego.
A nova convocação foi recebida com celebração pela família. “Eu fiquei muito feliz. Fizemos festa lá em casa. Minha mãe chorou, a família inteira ficou alegre demais”, afirma o atleta. Segundo ele, o resultado é consequência de um processo iniciado no ano passado ao lado do parceiro de dupla, Guilherme. “Estamos colhendo os frutos do que plantamos desde o começo do ano passado. Quando a gente quer, precisa correr atrás e focar no que realmente importa”, completa.
Beneficiário do programa Bolsa Atleta de Navegantes, Diego começou no voleibol em 2023. No início, os resultados não vieram como esperado, e ele chegou a interromper os treinos por um período. A retomada, porém, mudou o rumo da trajetória. Em 2025, ao lado de Guilherme, conquistou o título nacional Sub 17 e garantiu a primeira convocação para a seleção brasileira. Além disso, na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2026, disputada em Navegantes, a dupla ficou com o terceiro lugar na categoria Sub 19.
Para o treinador da dupla, Michel Lima, o desempenho recente é reflexo de comprometimento. “Os meninos se destacaram muito no ano passado. Isso é fruto da dedicação deles. E nós, da Fundação Municipal de Esporte, estamos muito orgulhosos e esperamos conseguir cada vez mais atletas de Navegantes se destacando nesse nível”.
