EDUCAÇÃO: Formações pedagógicas antecederam o início do ano letivo em Navegantes e abordaram práticas inclusivas, neurociência e ensino contemporâneo
Cerca de 3 mil profissionais da educação da rede municipal de Navegantes participaram, ao longo da última semana, de uma série de formações pedagógicas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação. As atividades antecederam o início do ano letivo em Navegantes e envolveram professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), docentes de Educação Física, além de agentes de educação e monitoras.
Ao todo, foram trabalhados 12 temas, entre eles vivências estéticas, ensino de História e Geografia, aprendizagem da linguagem à luz da neurociência, educação no cenário contemporâneo, neurodiversidade, práticas inclusivas, implementação de materiais pedagógicos e manejo comportamental.
A programação teve como foco a qualificação das práticas em sala de aula, por meio de estudos, reflexões e trocas de experiências entre os profissionais. A proposta buscou fortalecer o trabalho pedagógico e contribuir para a construção de uma educação pública mais inclusiva e alinhada às demandas atuais.
Segundo a diretora de Gestão Escolar, Eliane Coimbra, somente na área pedagógica foram realizadas 21 formações, ministradas por profissionais do Instituto Neurosaber e por professores da própria rede municipal. As atividades reuniram aproximadamente 3 mil educadores e priorizaram o aprimoramento técnico e o alinhamento das práticas de ensino e aprendizagem.
“Como educadores, estamos sempre em processo de aprendizagem. Ter a oportunidade de construir esse conhecimento no diálogo com estudiosos, professores e outros profissionais do município fortalece a nossa prática e reafirma o nosso compromisso com a educação em Navegantes”, afirmou.
Volas às aulas
O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Navegantes tem início nesta terça-feira, 10 de fevereiro. A data marca o retorno das atividades escolares presenciais para cerca de 20 mil alunos, distribuídos nas 46 unidades do município.
