SC registra o menor número de homicídios em janeiro em 19 anos

Queda nos crimes contra a vida e o patrimônio reforça Santa Catarina como um dos estados mais seguros do país.


Santa Catarina começou 2026 com números históricos na área da segurança pública. O mês de janeiro fechou com 43 homicídios registrados — o menor índice dos últimos 19 anos — uma redução de 14% em relação ao mesmo período de 2025. Na comparação com janeiro de 2016, quando o estado atingiu o maior número da série histórica, a queda chega a 56%.

Outro dado que chama atenção é a ausência total de homicídios em 269 municípios catarinenses, o equivalente a 91% do território estadual. O resultado se soma à redução expressiva dos crimes contra o patrimônio, especialmente os roubos, que caíram 27,1% em comparação com janeiro do ano passado.

Foram 373 ocorrências de roubo neste início de ano, contra 512 em janeiro de 2025. Em relação a 2017, ano com o maior registro da série histórica, a redução é ainda mais significativa: 77% a menos.

Os crimes envolvendo veículos também apresentaram queda. O roubo de veículos diminuiu 42% em relação a 2025, enquanto o furto teve redução de 4,5%. Na comparação com 2023, a queda no furto de veículos chega a 29%.

Mesmo com o aumento da circulação de moradores e turistas durante o verão, os índices seguem em queda. Os dados são da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública e refletem um cenário de redução contínua da criminalidade no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros