Considerado o maior de Santa Catarina, o hospital tem 93% dos atendimentos pelo SUS
O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, celebrou na quarta-feira (28) 70 anos de atuação na saúde da região. Ao longo dessas décadas, a unidade hospitalar acompanhou a trajetória de inúmeras famílias. Em Navegantes, antes da década de 1990, era comum que os bebês nascessem no Marieta, já que o hospital municipal só foi inaugurado em 1993.
Hospital Marieta 70 anos
Inaugurado oficialmente em 28 de janeiro de 1956, o hospital foi idealizado durante o governo de Irineu Bornhausen, então governador de Santa Catarina e natural de Itajaí, que assumiu o compromisso de construir um hospital de referência para a saúde pública da região. O nome da instituição é uma homenagem à sua esposa, Marieta Konder Bornhausen, reconhecida por sua atuação social voltada à assistência à mulher e à infância.
Fundado com vocação para a maternidade, o Hospital Marieta acompanhou o crescimento de Itajaí e da região da AMFRI, ampliando serviços, especialidades e estrutura ao longo das décadas. Hoje, o Hospital Marieta conta com 60 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI neonatal e 8 de UCI, Centro de Parto Normal, leitos de internação clínica, cirúrgica e obstétrica, 16 salas cirúrgicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, duas salas de hemodinâmica, além de ser porta de entrada para urgência e emergência de toda a região da AMFRI. A instituição também mantém programas de residência médica em diversas especialidades.
Nos últimos anos, o hospital consolidou importantes reconhecimentos. Em 2024, alcançou a liderança estadual em doação de órgãos e tecidos e, em 2025, recebeu a Acreditação Hospitalar ONA – Nível 1, certificação que atesta o compromisso com a segurança do paciente e a qualidade assistencial.
Atualmente, é o maior hospital público de Santa Catarina, sendo referência em média e alta complexidade, ao atender mais de 93% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
