fbpx

MUNICÍPIO REALIZA LIMPEZA DA GRUTA PARA PODER INICIAR PROJETO DE RECONSTRUÇÃO DO LOCAL

O Conselho Gestor do Parque Natural Municipal de Navegantes (CONGEPAN) esteve reunido, na tarde dessa quarta-feira (19), com representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Obras e Secretaria do Turismo e Núcleo dos Engenheiros e Arquitetos da ACIN para tratar do projeto de reconstrução da Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, pertencente ao Parque Natural de Navegantes, em Pedreiras – que foi alvo de incêndio criminoso no ano passado e teve sua estrutura completamente comprometida. 

Conforme a superintendente da FUMAN, bióloga Cláudia Angioletti Gabriel, o Município recebeu um ofício do Conselho com algumas preocupações, como a potabilidade da água e interdição e limpeza da gruta para continuidade das obras para estruturação do Parque Natural. No entanto, com o incêndio, ficou acordado que o primeiro passo será a revitalização da Gruta, por meio de limpeza e recuperação. O local encontra-se interditado desde o ocorrido. O presidente do CONGEPAN, Sr. Laércio Benatti, alertou da necessidade da intervenção da Defesa Civil na limpeza, já que há muitas árvores carbonizadas, com risco de desabamento. Por isso, na segunda quinzena de março, a Defesa Civil e a FUMAN estarão realizando a desinterdição no local apenas para fins de obras de melhores, e será feita a limpeza com a ajuda da Secretaria de Obras.

Reconstrução da Gruta

Após a limpeza, a superintendente explicou, ainda, que já possui recurso para realizar a reconstrução da Gruta, o projeto das trilhas no Parque Natural e a adaptação de dois imóveis pertencentes ao município para serem utilizadas como sede do Parque e como escola de educação ambiental. Para utilizar esse recurso da compensação ambiental, será necessário realizar projetos arquitetônicos, para poder iniciar essas benfeitorias no Parque Natural.

Água imprópria para consumo

A FUMAN informa também que o estudo que foi solicitado para análise da água na gruta constatou que ela é imprópria para consumo, segundo estudo realizado pela Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes, que apontou presença de coliformes e turbidez. A FUMAN orienta que a população não consuma daquela água e ressalta que já colocou uma placa de alerta no local. 

One thought on “MUNICÍPIO REALIZA LIMPEZA DA GRUTA PARA PODER INICIAR PROJETO DE RECONSTRUÇÃO DO LOCAL

  1. Interessante. Eles só esqueceram de mencionar que todas essas providências foram solicitadas pelo Grupo de Voluntários do Greenpeace, em Navegantes, que manteve conversações com a comunidade, CONGEPAN e FUMAN. Basta verificar a página de Facebook do grupo e conversar com o procurador da FUMAN. Já que depois de tudo organizado os órgãos públicos resolveram alijar do processo a comunidade, maior interessada, e o grupo de voluntários do Greenpeace. Isso se chama “querer sentar na janela”, já que todo o processo não foi iniciado ou sugerido por outros senão o grupo.

Comments are closed.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros