Níveis dos reservatórios são críticos e produção não acompanha demanda elevada
As dificuldades de abastecimento em Itajaí e Navegantes se agravaram desde domingo (07). De acordo com o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), as médias de temperatura na região, que ultrapassam os 30 graus, impulsionaram o consumo de água de forma brusca.
Segundo a Semasa, a colaboração da população é indispensável para minimizar os problemas causados pelo desabastecimento. A recomendação é economizar a água restante no reservatório dos imóveis e evitar lavar carros, calçadas, quintais e grandes quantidades de roupas. Banhos rápidos e só utilização de água no que realmente for necessário.
O Diretor Geral do Semasa, Celso Praun, reafirma que medidas emergenciais já estão sendo tomadas, mas também destaca o papel fundamental das escolhas dos consumidores, lembrando que “nada substitui o consumo consciente”.
À parte do quadro geral de pressões abaixo da média, o bairro São Vicente teve uma situação específica neste domingo, com os registros de abastecimento sendo fechados para a execução do conserto de uma tubulação rompida na rua Estefano José Vanolli, próximo à esquina com a Antônio Cirilo Dutra. A previsão de finalização do serviço é por volta das 14h, com retorno gradual do fornecimento de água depois desse horário.
Nova ETA para abastecer Itajaí e Naveganets
O Semasa está avançando rapidamente na construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro São Roque, que vai acrescentar 500 litros por segundo ao sistema de Itajaí e Navegantes no primeiro trimestre de 2026, uma ampliação de quase 40%. A atual gestão da autarquia, iniciada em 02 de janeiro deste ano, tem a melhora na produção e distribuição de água potável como prioridade absoluta.
Não é possível indicar uma previsão de normalização, que depende de variáveis climáticas e do comportamento de consumo adotado por todos. Novas informações serão publicadas em www.semasaitajai.com.br e nas redes sociais oficiais do Semasa. Para emergências, utilize os canais de atendimento 24 horas pelo 0800 645 0195, 115, 3344 9000 ou Whatsapp 47 99261-3492.
