Câmara propõe ampliação no prazo de contratação de ACT’s em Navegantes

Anteprojeto de autoria do vereador Professor Arthur Emílio foi encaminhado ao Executivo.

Foi aprovado na Câmara Municipal de Navegantes o Anteprojeto que altera o prazo de contratação de profissionais Admitidos em Caráter Temporário (ACT’s) no município de Navegantes.

O Anteprojeto de Lei n°20/2025, de autoria do vereador Professor Arthur Emílio (MDB), dispõe sobre a ampliação do prazo de contratação de ACT’s em Navegantes, ampliando-o de um para dois anos.

Com a alteração, profissionais ACT’s, aprovados em processo seletivo simplificado realizado pelo Município de Navegantes, poderão trabalhar por dois anos, a contar da data de sua admissão.

A ampliação do prazo de contratação de ACT’s pelo município de Navegantes não dispensa o atendimento aos requisitos legais da contratação temporária, conforme estabelecido na legislação municipal e nos princípios constitucionais aplicáveis à Administração Pública.

LEIA TAMBÉM:

Vereadora Adriana destaca avanços na tecnologia educacional em Navegantes

O contrato poderá ser rescindido antes do prazo de dois anos em alguns casos específicos, como exoneração a pedido do contratado; necessidade de redução de quadros; substituição por servidor efetivo aprovado em concurso público; descumprimento das obrigações funcionais.

Conforme o vereador, a proposta visa otimizar a gestão de recursos humanos no serviço público municipal, proporcionando maior estabilidade e planejamento tanto para a Administração quanto para os profissionais ACTs.

‘A ampliação do prazo de contratação para dois anos reduz a frequência de novos processos seletivos e melhora a continuidade dos serviços prestados, especialmente nas áreas da Educação e da Saúde, onde a rotatividade de profissionais prejudica o atendimento à população’, reforçou.

O Anteprojeto de Lei seguiu para apreciação do Executivo Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros