Será a 11ª aeronave F-19 Gripen a desembarcar em solo brasileiro.
O porto de Navegantes (Portonave) está prestes a receber mais um caça adquirido pela Força Aérea Brasileira (FAB). Com ele, será a 11ª aeronave F-19 Gripen a desembarcar em solo brasileiro. Na noite de 23 de outubro, o navio de bandeira holandesa MV Fortunagracht, pertencente à Companhia de Navegação Spliethoff, partiu do porto de Norrköping, na Suécia, transportando uma nova remessa de caças F-39E Gripen.
Segundo informações, o MV Fortunagracht deve atracar no porto de Navegantes em 10 de novembro. Desde setembro de 2020, quando chegou o primeiro avião no Brasil, todas as operações de importação passaram por Navegantes, devido à facilidade de logística, tendo porto e aeroporto a poucos quilômetros.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre a quantidade de aeronaves embarcadas nesta viagem, embora as últimas entregas tenham contado com apenas uma unidade por operação. Estima-se que o avião transportado tenha a matrícula FAB 4111, seguindo a sequência numérica da frota, podendo, se forem duas aeronaves, incluir também a FAB 4112.
Sobre o caça
O F-39 Gripen é o vetor de primeira linha da Força Aérea Brasileira, podendo cumprir missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento. A aeronave possui tecnologias de ponta, incluindo os mais modernos sistemas, sensores e armas para a operação em ambientes hostis e em cenários de combate complexos. Reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada, o caça é um importante salto qualitativo e tecnológico para a FAB.
