Navegantes agora conta com Museu Virtual

Essa é uma iniciativa privada da Associação Cultural, de Preservação Patrimonial e Formação de Navegantes.

Já está no ar o primeiro museu da cidade de Navegantes. De iniciativa privada, o Museu de Navegantes é um espaço virtual dedicado à valorização da memória e do patrimônio cultural local.

O Museu de Navegantes, fundado pela Associação Cultural, de Preservação Patrimonial e Formação de Navegantes (ACPPFN), reúne fotografias, relatos e documentos que contam a história da cidade, promovendo o diálogo entre passado e presente por meio da preservação e da divulgação digital do acervo navegantino.

De acordo com o coordenador do Museu, fotógrafo Arthur Manson, o Museu de Navegantes nasceu do desejo coletivo de preservar a memória e a identidade cultural da cidade. Entre fotografias antigas guardadas em álbuns de família, relatos de moradores e o patrimônio imaterial presente nas festas e tradições locais, surgiu a necessidade de reunir tudo em um espaço de valorização e transmissão dessa herança às futuras gerações.

“O projeto começou de forma modesta, com iniciativas virtuais e ações comunitárias com intuito de salvaguardar imagens e documentos, mas rapidamente ganhou força com o envolvimento de pesquisadores, professores, fotógrafos e cidadãos apaixonados pela história da cidade”, contou.

Então em 2025, durante uma assembleia da ACPPFN, a proposta foi oficializada.  

Coleções

Entre as coleções disponíveis, destaque para a história da COBRAZIL, a companhia que iniciou em 1912 a correção da barra do rio em Navegantes e Itajaí. Já a coleção Lugares reúne fragmentos visuais e simbólicos que compõem a paisagem da cidade. E há também a coligação Personalidades, sobre pessoas que contribuíram para construir a identidade social, cultural e histórica da cidade.

O Museu de Navegantes está disponível em:

https://www.museudenavegantes.com.br

Além do endereço eletrônico, o Museu de Navegantes mantém suas atividades atualizadas também nas redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros