O projeto Sinergia 2030, com investimento de R$ 50 milhões, marca uma nova fase de expansão no colégio e faculdade Sinergia
O Colégio e Faculdade Sinergia, referência em educação na região do Litoral Norte de Santa Catarina, anunciou o maior investimento de sua história. O projeto, batizado de Sinergia 2030, terá investimento de R$ 50 milhões destinados à construção de um novo e moderno complexo educacional em Navegantes. “O projeto marca uma nova fase de expansão e simboliza o compromisso da instituição com a excelência e o futuro da educação”, diz o diretor administrativo, Joãozinho Matos.
O complexo educacional, que em breve serão divulgados local e projeto, contará com salas de aula amplas e modernas, laboratórios, estacionamento interno, quadras cobertas, piscina para atividades esportivas, fazendinha, teatro, espaços de convivência e muitos outros setores. “É a realização de um sonho e um investimento muito planejado. A infraestrutura vai acompanhar o ritmo de crescimento da região e da própria instituição. A qualidade dos serviços vai nos acompanhar”, ressaltou Joãozinho.
Atividades mantidas
A direção explica que, até a conclusão da nova estrutura — prevista para ocorrer em quatro anos —, o colégio e a faculdade continuarão funcionando normalmente no endereço atual. “Toda mudança leva tempo. Continuamos aqui até que o novo Sinergia fique pronto”, reforça o diretor geral, Fábio Matos.

Crescimento contínuo em 25 anos
A ampliação vem em um momento simbólico. Em 2026, o Sinergia completará 25 anos de fundação, celebrando seu jubileu de prata.
“O crescimento contínuo das matrículas e a ampliação da oferta de cursos mostraram que a instituição ultrapassou as fronteiras de Navegantes, atraindo estudantes de toda a região. Agora, o desafio é preparar-se para os próximos anos, acompanhando as mudanças tecnológicas, sociais e profissionais que moldam o futuro da educação”, ressalta o presidente do Colégio e Faculdade, professor João Matos.
Fundado em 2001, o Sinergia começou sua trajetória com o propósito de oferecer ensino de qualidade, aliado à formação humana e cidadã. Dois anos depois, em 2002, foi credenciada a Faculdade Sinergia, ampliando o alcance da instituição para o ensino superior.
Hoje, o grupo oferece desde a educação infantil até a pós-graduação, com destaque para cursos de graduação em Administração, Direito, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, além de cursos de especialização voltados às demandas do mercado. Em breve, a instituição deve voltar a oferecer Pedagogia como mais uma opção de curso superior.
O Colégio Sinergia, por sua vez, consolidou-se como uma das principais referências regionais em ensino básico, com metodologia moderna, uso intensivo de tecnologia e foco em valores humanos. A proposta pedagógica combina inovação e proximidade, buscando formar alunos críticos, preparados para os desafios da vida e do mundo do trabalho.

Com laboratórios, biblioteca com vista para o mar, recursos tecnológicos, lousas digitais e um corpo docente altamente qualificado, o Sinergia já se destaca por promover um ensino que vai além da sala de aula. O novo investimento vem para consolidar essa proposta, abrindo espaço para novos cursos, parcerias e projetos de inovação.
“Mais do que uma obra física, o Sinergia 2030 simboliza um passo à frente na missão institucional de transformar vidas por meio da educação. O empreendimento deverá impulsionar o desenvolvimento de Navegantes e das cidades vizinhas, reforçando o papel da educação como motor de crescimento econômico e social”, reforça Fabio Matos.
Ao anunciar o novo complexo, a direção agradeceu aos professores, colaboradores, alunos e famílias pela confiança e apoio ao longo dos anos. “A melhor fase da nossa história está apenas começando”, destacou a instituição.
Seja pela magnitude do investimento, pela ousadia do projeto ou pelo simbolismo de seus 25 anos, o novo Sinergia nasce como um divisor de águas na história educacional do Litoral Catarinense — um espaço pensado para inspirar, acolher e preparar as próximas gerações para um futuro cada vez mais desafiador e promissor.
