Itajaí inova com primeira sala Snoezelen em escola regular de SC

CEI Mariana Graciola conquista certificação internacional e capacita equipe em metodologia sensorial voltada à educação inclusiva

Um ambiente que combina luzes, sons, aromas e texturas para transformar o aprendizado. Assim pode ser descrita a sala Snoezelen implantada no Centro de Educação Infantil (CEI) Mariana Graciola, em Itajaí. A unidade da rede municipal é a primeira escola de ensino regular em Santa Catarina a conquistar a certificação internacional nessa metodologia, que promove o desenvolvimento integral de crianças com e sem necessidades específicas.

A inovação coloca o município em posição de destaque no cenário educacional do Estado, já que até então apenas uma instituição especializada (APAE de Jaraguá do Sul) havia implantado a prática. “Esse espaço representa mais do que inovação: é o início de um novo olhar para o aprendizado. Nosso objetivo é proporcionar desenvolvimento por meio de estímulos sensoriais que respeitem as individualidades de cada criança – típicas e atípicas”, explica a supervisora Alexandra Konell da Luz Romão, idealizadora do projeto.

A sala foi viabilizada graças a um aporte de R$ 32 mil conquistado junto ao Fórum da CPMA. O recurso permitiu estruturar o ambiente com equipamentos específicos da metodologia Snoezelen, que utiliza estímulos controlados para favorecer bem-estar, autorregulação emocional, comunicação e concentração, especialmente em crianças neurodivergentes ou com dificuldades de processamento sensorial.

Além da instalação do espaço, cinco profissionais do CEI Mariana Graciola participaram de uma capacitação intensiva em Curitiba, ministrada por Marisa Amada Pires Sella, fundadora da AMCIP e referência nacional na metodologia. O curso envolveu professores de múltiplas linguagens, profissionais de Educação Física e a equipe de supervisão pedagógica.

O projeto só foi possível com o apoio da Secretaria de Educação e de representantes do poder público municipal. Agora, a comunidade escolar é convidada a conhecer de perto a sala e entender os benefícios dessa abordagem inovadora. “A educação inclusiva se faz com envolvimento e amor. Estamos muito felizes por colocar Itajaí no mapa nacional da inovação educacional com inclusão e sensibilidade”, reforça a supervisora Alexandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros