No início de julho deste ano, um menino filho de haitianos faleceu no hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, também pela doença
A secretaria de Saúde de Barra Velha confirmou, nesta terça-feira (30) um caso de meningite bacteriana, que foi diagnosticada em uma moradora do bairro São Cristóvão.
A paciente, de idade não divulgada, recebeu os primeiros cuidados no pronto atendimento de Barra Velha e agora segue internada no hospital de Jaraguá do Sul. O estado clínico é estável.
O diagnóstico do caso de meningite bacteriana da moradora de Barra Velha foi confirmado por exames laboratoriais, após a transferência da paciente.
LEIA TAMBÉM:
Operação conteve invasão em área do antigo sanatório de Itajaí – Jornal nos Bairros
Conforme a secretária de Saúde da cidade, Lilian Ramos Gervasi, foram adotadas medidas de contenção imediatas. O caso foi notificado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC).
No início de julho deste ano, um menino filho de haitianos faleceu no hospital Pequeno Anjo, em Itajaí. J.W.M., de cinco anos, estava internado com meningite bacteriana e também com tuberculose.
Prevenção
A meningite bacteriana é causada por diferentes tipos de bactérias — entre elas o Streptococcus pneumoniae. Ela pode evoluir rapidamente e exige tratamento imediato com antibióticos.
A doença provoca sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca e, em casos graves, manchas vermelhas na pele. A transmissão ocorre por contato com gotículas de saliva ou muco expelidas ao tossir, espirrar ou falar.
Agentes da saúde recomendam manter os ambientes arejados, assim como manter a vacinação infantil em dia. A vacinação, disponível no SUS e indicada, principalmente, para crianças, é a forma mais eficaz de prevenção.
