Além dessa demanda identificada, operação de abordagem pretende conter o aumento de moradores de rua, organizar o comércio de recicláveis e reduzir ocorrências de furto de fios elétricos
Uma operação em conjunto entre o Município de Navegantes e a Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (23), abordou pessoas em situação de rua em diversos pontos da cidade, incluindo os bairros Centro, São Pedro, Meia Praia e Gravatá. A iniciativa contou com a participação de assistentes sociais, fiscais de posturas e representantes do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN).
Durante a operação, a fiscalização constatou um alto número de móveis e outros itens utilizados pelas pessoas em situação de rua para a criação de abrigos improvisados. Em virtude disso, a fiscal de posturas Larissa Tavares pede a colaboração da população quanto ao descarte desses objetos.
“Nós nos deparamos com uma quantidade considerável de descarte de materiais inutilizados colocados nas calçadas, em frente a residências. Essa prática facilita o uso desses itens pelos PSR, que acabam levando-os para montar suas moradias improvisadas. Vimos diversos abrigos estruturados a partir de descarte, então precisamos da conscientização da população quanto a isso”, declara.

Conforme o diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação (Seplan), Daniel Souza, outra frente realizada durante a operação foi a fiscalização de sucateiros, com foco no furto de fios elétricos. “A medidas pretende conter o aumento de moradores de rua, organizar o comércio de recicláveis e reduzir ocorrências de furto de fios elétricos na cidade”.
LEIA TAMBÉM:
Ferry-Boat tem 6 meses para se adequar às exigências do Governo – Jornal nos Bairros
Para o diretor, a operação tem caráter preventivo e revela que deverá ser realizada periodicamente em locais que concentram denúncias da população. A proposta é integrar diferentes órgãos municipais no atendimento às pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que se busca organizar o espaço público.

Além dessas atuações, os fiscais, IAN e policiais militares verificam situações relacionadas ao uso do espaço público, infrações ambientais e segurança, enquanto a equipe da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social ficou no acolhimento e encaminhamento dos casos identificados. De acordo com a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bitencourt, o intuito dessa ação conjunta é, em primeiro lugar, garantir os direitos dessa população e oferecer dignidade, oportunidade e acesso aos serviços da rede pública.

Acho que um bom complemento para a matéria seria a indicação, se houver, de algum galpão ou depósito disponibilizado pela prefeitura para descarte de peças maiores como poltronas, sofás, armários, etc. Também informar se a prefeitura disponibiliza algum serviço de coleta para esse tipo de descartes. Dessa maneira, quem necessitar se desfazer de objetos desse tipo saberia como proceder, evitando deixá-los abandonados em calçadas, terrenos, etc.