Ao todo, serão 116 câmeras, espalhadas nas 25 unidades de ensino do município.
O Governo Municipal de Penha iniciou, nesta segunda-feira, 15 de setembro, a instalação do sistema de videomonitoramento nas 25 escolas e creches da cidade. Estão contemplados 13 Centros de Educação Infantil (CEI´s) e 12 escolas. A previsão é de que o trabalho seja finalizado em quinze dias.
Ao todo, serão 116 câmeras espalhadas nas unidades escolares municipais. Neste momento, elas serão monitoradas pela direção de cada unidade – sendo integradas junto ao Centro de Controle Operacional (CCO), que está em fase de implantação no município para monitorar mais de 330 pontos.
LEIA TAMBÉM:
CAIC poderá ser primeira escola com biometria facial de Navegantes – Jornal nos Bairros
“A instalação das câmeras nas unidades de ensino é um passo essencial para fortalecer a segurança escolar. Nosso objetivo é oferecer mais tranquilidade e confiança para as famílias, estudantes e profissionais que vivem o dia a dia da educação em Penha”, frisa o prefeito, Luizinho Américo.
O sistema de videomonitoramento para as escolas de Penha foi adquirido através do consórcio Cincatarina, perfazendo um total de 100 equipamentos para os 13 Centros de Educação Infantil e mais 12 Escolas, ao valor final de R$ 18.612,00.
Vigilância desarmada
Desde o último dia 19, todas as unidades escolares de Penha contam com o serviço de vigilância desarmada. Os vigilantes atuam durante o período letivo, monitorando o ambiente escolar para garantir a segurança dos profissionais e alunos.
De acordo com o edital da licitação que resultou na contratação da empresa Sofec Segurança Privada, os seguranças possuem formação específica na área e estão devidamente identificados com uniformes e crachás. Além disso, os vigilantes não podem abandonar o posto em nenhuma hipótese.
O serviço de vigilância desarmada foi contratado por meio de processo licitatório, com valor total de R$ 3.224.586,96, e inclui o Pronto Atendimento 24h, que iniciou no dia 4 de setembro.
