Setembro Amarelo: Itajaí registra 23 óbitos por suicídio em 2025

Diante do cenário, a Secretaria de Saúde implantou o Grupo Técnico de Vigilância do Óbito por Suicídio (GTVOS)

A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVE), divulgou um levantamento atualizado sobre óbitos e tentativas de suicídio no município. O levantamento mostra que, entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 23 óbitos, o que representa uma taxa mensal de 2,88 mortes. O número é superior à média de 2024, que foi de 2,0 óbitos por mês, indicando tendência de crescimento.

Entre os casos registrados em 2025, 74% das vítimas são homens, 78% de cor branca e 48% solteiros. Chama a atenção o aumento de suicídios entre mulheres (seis óbitos) e na faixa etária acima de 60 anos (seis casos), além de duas ocorrências entre adolescentes de 15 e 16 anos.

De 2020 a 2024, Itajaí registrou 106 óbitos por suicídio. O ano de 2023 foi o mais crítico, com 35 mortes, um aumento de 150% em relação ao ano anterior. Nesse mesmo período, o município contabilizou 1.747 notificações de violência autoprovocada, das quais a maioria correspondeu a tentativas de suicídio.

Diante do cenário, a Secretaria de Saúde implantou o Grupo Técnico de Vigilância do Óbito por Suicídio (GTVOS), criado para acompanhar e analisar os casos. A iniciativa integra a política de prevenção e busca reforçar a rede de cuidado. O levantamento realizado pelo DVE está disponível ao final da página.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 milhão de pessoas morrem todos os anos por essa causa. No Brasil, a média é de 14 mil mortes anuais. Peça ajuda.

Diante desse cenário, o município reforça as estratégias de prevenção com a campanha do Setembro Amarelo, que mobiliza órgãos públicos, entidades e a comunidade em uma ampla programação. As ações incluem rodas de conversa, passeatas, palestras, atividades culturais e momentos de bem-estar em diferentes pontos da cidade.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio,

As atividades iniciam nesta quarta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com passeata no bairro Espinheiros, um aulão de yoga e uma roda de conversa no SESC.

A programação segue durante o mês com 19 ações, com destaque para a capacitação de profissionais de saúde na Univali (16/09), o monólogo e roda de conversa na Praça da Matriz (19/09), a palestra para trabalhadores portuários no Porto de Itajaí (24/09), o Sarau do CAPS 2 na Praça dos Correios (25/09) e a Ação Comunitária na Praça da Beira Rio (27/09). O calendário encerra no dia 30 de setembro, com roda de conversa na UBS Fazenda I.

Ajuda

Em Itajaí, a rede de atenção conta também com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de atendimentos emergenciais pelo SAMU (192) e Bombeiros (193). O município reforça que a escuta e o acolhimento são fundamentais. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece apoio gratuito e confidencial pelo telefone 188, disponível 24 horas por dia.

Arquivos Relacionados

Infográfico Epidemiológico: Suicídio e Tentativas de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros