A prefeitura de Navegantes deu mais um passo em direção à tão aguardada obra de alargamento da faixa de areia da Praia do Gravatá. Não se trata da obra de alimentação artificial em si, mas sim de uma etapa anterior, essencial para que a obra possa ter êxito.
A empresa de Balneário Piçarras, Baltt Empreiteira, Transportes e Terraplanagem Ltda, venceu a licitação do serviço de alargamento do Molhe do Gravatá. A empresa, que já tem experiência nesse serviço, tendo realizado o prolongamento do Molhe da barra norte de Balneário Camboriú, tem prazo de oito meses, após a assinatura da ordem de serviço, para concluir a obra.
A estrutura será ampliada dos 70 metros existentes para 198 metros. Com a ampliação, as correntes marítimas serão barradas pelo Molhe, contribuindo para que haja pouca perda de areia da praia.
Finalizada a ampliação do Molhe, haverá condição para o último passo, que é o alargamento da praia do Gravatá. A licitação deve ser realizada em 2026 e a obra vai abranger um trecho de 2,3 quilômetros da praia, entre a foz do rio Gravatá e o Rio das Pedras, fixando a faixa de areia em 70 metros de largura – o que também dará condições para o projeto de recuperação da restinga no local.
Vale ressaltar que a prefeitura já havia realizado a licitação conjunta para o prolongamento do Molhe e alargamento da faixa de areia, entretanto, a licitação acabou dando deserta, ou seja, sem empresas interessadas. Então, se optou em fazer as licitações separadas, para que o certame seja mais atrativo para os concorrentes.
Este é um marco para o futuro do balneário de Gravatá, que, cada vez mais, vem tendo a sua valorização no mercado imobiliário, com investimentos do município em infraestrutura, como no sistema de abastecimento de água e modernização dos espaços, e atrativos turísticos, como eventos esportivos e culturais.

Boa noite,
Navegantes vem,dia- a- dia,mostrando um crescimento notável, atraindo investimentos e novos moradores,com bons planejamentos ,devido a qualidade de vida,oferecido pela região.
O nunicipio te um porto,um aeroporto, mas,porque não se tem uma rodoviária…
Poderia ser na 470,pois haveria rápido acesso para à BR 101.
Quando precisamos viajar de ônibus, precisamos ir à Itajai,para ir fazer viagens inter estadual.
O mesmo acontece,quem precisa chegar, na cidade de Navegantes, com passagens até Itajai.
Uma rodoviária, com ônibus das empresas boas, das rotas para Porto Alegre,São Paulo, Curitiba….e outras rotas, seria um progresso a mais para esta cidade tão linda…