Navegantes disponibiliza 2ª dose da vacina contra dengue

Dos 1087 vacinados, com idade entre 10 e 16 anos, apenas 20 completaram o esquema vacinal.

A Secretaria da Saúde de Navegantes informa que a 2ª dose da vacina contra a dengue continua disponível para crianças de 10 anos até adolescentes de 16 anos, nas 11 Unidades Básicas de Saúde do município. Receberam a primeira dose da vacina contra a dengue 1087 crianças e adolescentes nessa faixa etária. Agora, após mais de três meses do início da campanha no município, apenas 20 compareceram. A Secretaria de Saúde solicita que pais ou responsáveis os levem para tomar a segunda dose.

O esquema de vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Até o momento, apenas 20 pessoas receberam a segunda dose do imunizante. A baixa procura para completar o esquema vacinal preocupa a Secretaria de Saúde. 

“Para que nossos jovens estejam protegidos, eles precisam tomar as duas doses, caso contrário não haverá como garantir a eficácia do imunizante. A dengue é uma doença muito grave e pode ser letal, por isso a população não pode relaxar”, alerta o secretário Pablo Sebastian Velho. 

A 2ª dose da vacina contra a dengue está disponível em Navegantes em 11 unidades básicas de saúde: São Pedro, Gravatá, Meia Praia, Verde Mar, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, São Domingos II, Machados, Porto das Balsas e Escalvados. O horário de vacinação é das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto nas UBSs Central, Gravatá, São Paulo e Machados, em que o atendimento acontece das 8h às 21h. Aos sábados, as UBS Central e Machados também ofertam as doses das 8h às 14h.

Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identidade e, se disponível, a caderneta de vacinação. 

A Secretaria de Saúde de Navegantes reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros