Navegantes lança novo ciclo do programa Cidade Empreendedora

Alguns dos objetivos do programa são: melhorar o ambiente de negócios, fortalecer a economia local e promover o aumento de arrecadação.

A Prefeitura de Navegantes renovou a parceria com o Sebrae/SC para o Programa Cidade Empreendedora, ciclo 2025/2026. O acordo foi lançado na noite desta terça-feira (19), em cerimônia que reuniu autoridades locais, lideranças empresariais e comunidade, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Conforme destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita do município, Thiago Piccoli, alguns dos objetivos do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae são: melhorar o ambiente de negócios, fortalecer a economia local e promover o aumento de arrecadação.

Atualmente, Navegantes conta com 15.250 empresas em atividade, sendo 2.592 delas abertas somente em 2024. Já os empregos formais, até julho de 2025, chegaram à marca de 27.698. A tendência, conforme observado nos últimos anos, é que esses números continuem aumentando e, para isso, é preciso qualificar mão de obra, poder público e o empresariado. 

A iniciativa prevê ações em nove eixos estratégicos em sua execução: gestão e políticas públicas, governança, simplificação, Sala do Empreendedor, compras públicas e acesso a crédito, empreendedorismo na escola, identidade e vocações de mercado, inclusão socioprodutiva e inovação. 

De acordo com a gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi, a partir desses eixos, serão trabalhados dentro da gestão pública a melhora na produtividade, processos e desburocratização. 

Para o público externo, também há vários serviços disponíveis. “Trabalhamos o atendimento às micro e pequenas empresas, tanto aos microempreendedores individuais como as empresas maiores, com consultorias, capacitação, além da educação empreendedora nas escolas, trabalhando o empreendedorismo já na base com as crianças”, garante. Esse trabalho em especial se mostra essencial para a economia de Navegantes, já que 97% dos estabelecimentos do município são compostos por MEIs, micro e pequenas empresas. Até 2024, eram 2.545 MEIs registrados na cidade. 

Entre os projetos para o público em geral está o “Arte Catarina”, voltado ao desenvolvimento dos artesãos, que exemplifica o poder transformador do programa Cidade Empreendedora. “O projeto vai trazer consultorias para desenvolver melhor as capacidades técnicas e, principalmente, de gestão. Vamos falar de finanças, marketing e processos”, detalha a gerente de empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Laura Telles. “É bem importante que os artesãos, além de fazer uma arte maravilhosa, entendam também como gerir o seu negócio”, completa. 

Como parte do lançamento, o especialista Marcus Rocha ministrou a palestra “Territórios da Inovação”, voltada à aplicação de políticas públicas de inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros