UBS Central, Gravatá, Machados e São Paulo irão vacinar a população das 8h às 21h em dias de semana; Central e Machados também vacinarão aos sábados, das 8h às 14h.
Agora em gosto, quatro Unidades Básicas de Saúde – UBS de Navegantes ampliam os horários de vacinação. A partir desta segunda-feira, dia 4, as UBS Central, Gravatá, Machados e São Paulo ampliarão o horário até a noite, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as UBS Central e Machados também ofertarão vacinas, das 8h às 14h.
Segundo o secretário de saúde, o médico infectologista Dr. Pablo Sebastian Velho, o objetivo da ampliação dos horários de vacinação em Navegantes é ampliar a cobertura vacinal no município, atualmente bem abaixo do esperado.
“Entendemos a dificuldade de as pessoas virem a uma UBS durante o horário comercial, por isso iremos ofertar as vacinas no período noturno e aos sábados”, comenta o secretário. “Temos uma adesão baixa à vacinação em geral neste ano, principalmente a da influenza, que atingimos pouco mais de 40% da população até o momento”, detalha o secretário.
Baixa procura por vacinas
Além da influenza, de acordo com dados extraídos do site do Ministério da Saúde, entre os índices mais baixos de vacinação em Navegantes em 2025 estão covid (apenas 0,61% da população se vacinou neste ano), varicela (44,49%) e as duas doses da tríplice viral (47,96%), que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A meta de cobertura vacinal do Plano Nacional de Imunização (PNI) é 95%.
“Corremos o risco de voltarem as doenças das quais o país se via livre, como é o caso do sarampo, simplesmente porque as pessoas não estão se vacinando ou levando seus filhos para se vacinar. Precisamos da colaboração da população para se imunizar, protegendo a si e a todos”, finaliza o Dr. Pablo.
