Golpe: Criminosos se passam por médicos ou outros profissionais de saúde e cobram via PIX por supostos remédios e procedimentos
A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí investiga denúncia registrada, nesta terça-feira (8), sobre tentativa de golpe contra familiares de um paciente que foi atendido na UPA de Cordeiros. Os criminosos se passam por profissionais da saúde e tentam extorquir dinheiro, alegando a necessidade urgente de compra de medicamentos. O valor pedido seria de R$ 300,00. A secretaria reforça que o SUS não faz nenhum tipo de cobrança aos usuários.
Segundo relato, o idoso foi internado durante o dia e aguardava transferência para o Hospital Marieta Konder Bornhausen. Porém, durante a madrugada, eles receberam mensagens de uma pessoa que se passou por médico da unidade. A família, desconfiada, foi até a UPA e confirmou que se tratava de um golpe. No entanto, há relatos de que outras pessoas foram enganadas com a mesma abordagem.
O diretor-executivo da Secretaria Municipal de Saúde alerta que o SUS não faz nenhum tipo de cobrança. A secretaria abriu um boletim de ocorrência e está tomando providências junto às autoridades policiais para investigar o caso e evitar novas ocorrências.
“Reforçamos que o SUS não cobra absolutamente nada dos pacientes. Qualquer cobrança deve ser tratada com desconfiança. Nunca faça depósitos e, em caso de dúvida, procure imediatamente a equipe da unidade. O ideal é sempre verificar pessoalmente como está seu familiar. Esses golpistas observam redes sociais e se aproveitam de momentos de fragilidade. Portanto, cuidado com o que se publica. O SUS é gratuito. Não deposite nada”, alerta.
Golpe do Pix em nome da saúde de Itajaí:
O golpista entra em contato com familiares de pacientes internados;
Se apresenta como médico ou profissional de saúde;
Alega agravamento no quadro clínico e a necessidade de pagamento via PIX para aquisição de medicamentos ou realização de procedimentos;
Fornece uma chave PIX para a suposta transação.
Orientações à população:
Desconfie de qualquer pedido de dinheiro em nome de hospitais ou unidades de saúde;
Nunca realize transferências sem verificar pessoalmente a situação do paciente;
Em caso de dúvida, procure diretamente a unidade onde o paciente está internado;
Registre um boletim de ocorrência e informe à Secretaria de Saúde de Itajaí;
Denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria da Saúde, pelo telefone (47) 3341-6140.
