Itajaí registra quarta morte por dengue em 2025

A vítima, uma mulher de 60 anos, residia no bairro São Vicente

A Secretaria de Saúde de Itajaí confirmou, nesta semana, o quarto óbito por dengue de 2025, no município. A vítima, uma mulher de 60 anos, residia no bairro São Vicente e apresentava comorbidades, como Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus 2. 

O caso foi investigado e confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC). A morte ocorreu no dia 29 de maio de 2025. A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde acompanhou o processo e tomou as medidas de controle e prevenção necessárias na região em que a vítima morava. 

LEIA TAMBÉM:

Navegantes registra duas mortes por influenza em 2025 – Jornal nos Bairros

Ainda no mês de maio, uma mulher de 82 anos que morava no bairro São Judas morreu devido à dengue. Em 2024, 39 pessoas morreram em decorrência da dengue. Atualmente, os bairros mais afetados pela doença são o São Vicente (661 casos), Cordeiros/Murta (506), Dom Bosco (454) e Cidade Nova (382). 

Conforme o boletim epidemiológico da última sexta-feira (27), Itajaí já registrou 3.214 casos positivos de dengue, sendo 900 casos de outros municípios. Apenas no mês de abril houve 1.274 notificações positivas para a doença, enquanto em maio foram 991 casos. Desde então, a Vigilância Epidemiológica registrou uma queda acentuada no número de ocorrências. Até a última sexta-feira, 233 casos de dengue foram confirmados no mês de junho – uma redução de 758 notificações. 

A Vigilância Epidemiológica reforça que, apesar da redução, a disseminação da doença não cessará. É crucial que os moradores se atentem aos sintomas: febre, dor de cabeça, náuseas, vômito, dor no corpo, dor atrás dos olhos, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo. Para atender os moradores que apresentarem estes sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h dos bairros São Vicente e Cordeiros. 

Para evitar a proliferação do mosquito: utilize repelentes; deixe lixeiras bem tampadas; recolha e descarte corretamente o lixo do quintal; cubra piscinas e recipientes que podem acumular água; tape os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários; limpe a bandeja externa da geladeira; e evite o acúmulo de entulho no terreno de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros