Flávio Ricardo Crautchychyn Penna foi prata na categoria Sub-16 Absoluto. Por Navegantes, três dos oito atletas da comitiva saíram com a medalha de ouro
Atletas de Navegantes e Itajaí foram destaque no Campeonato Brasileiro de Xadrez da Juventude (FENAJ 2025), realizado em Florianópolis, entre os dias 8 e 11 de maio.
Por Navegantes, três dos oito atletas da comitiva saíram com a medalha de ouro em quatro categorias. Juliana Theofilo subiu duas vezes ao topo do pódio, sendo a campeã nas categorias blitz e rápido sub 18 feminino. Wellington Santos, por sua vez, se tornou campeão na categoria blitz sub 18 masculino.
Mariana Costa também fez bonito ao conquistar três medalhas durante a competição, a principal delas a de ouro, no blitz no sub 16 feminino. Ela saiu ainda com duas medalhas de prata no peito, sendo vice-campeã nas categorias rápido e pensado sub 16 feminino.
Outras duas enxadristas navegantinas subiram ao pódio. Laura Jurado se tornou vice-campeã de xadrez rápido no sub 18 feminino, enquanto Isabela Bischoff ficou com a medalha de bronze no rápido sub 16 feminino.

A comitiva que foi ao FENAJ é a base da equipe que irá disputar os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, na cidade de Rio do Sul, próximo desafio dos enxadristas.
Itajaí
Por Itajaí, o jovem enxadrista Flávio Ricardo Crautchychyn Penna representou Itajaí na categoria Sub-16 Absoluto – ritmo Rápido (RPD)e conquistou o vice-campeonato brasileiro.Além de Flávio, Davi Volpi Botelho, também na categoria Sub-16 Absoluto – ritmo Rápido (RPD), garantiu a 4ª colocação geral para Itajaí.
Ambos terminaram a competição com a mesma pontuação do campeão, mas o resultado final foi decidido pelos critérios de desempate técnico, o que comprova o alto nível da participação dos representantes Itajaienses. A atuação da dupla coloca novamente a cidade em destaque no cenário nacional do xadrez juvenil.
Sobre a competição
A FENAJ 2025, promovida pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), reuniu os principais talentos do país nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18, com disputas nos três ritmos oficiais da modalidade: Clássico (STD), Rápido (RPD) e Blitz (BLZ).
O evento também definiu os classificados para as principais competições internacionais da temporada: o Sul-Americano, o Panamericano e o Mundial.