Baixa pressão pode deixar Itajaí e Navegantes sem água no feriado

Principais reservatórios do sistema de Itajaí encontram-se em nível crítico

O sistema de abastecimento de água potável em Itajaí não teve a recuperação necessária até a noite de quinta-feira (17), véspera do feriadão.

Em função das dificuldades, o Semasa pede à população o consumo consciente durante todo o feriadão de Páscoa, prevenindo o agravamento da baixa pressão e da possível falta d’água em áreas mais altas da cidade.

O reservatório do Morro da Cruz, com capacidade de 5,5 milhões de litros d’água, encontra-se vazio, impedindo a pressurização adequada dos bairros Fazenda, Fazendinha, Centro e parte da Praia Brava. Muitas bombas de recalque (boosters), responsáveis por levar a água aos pontos mais altos e mais distantes, não estão recebendo vazão suficiente para poder operar, entrando em desligamento automático.

No mesmo período, o conjunto de reservatórios do São Roque encontra-se em cerca de 21% de sua capacidade e o de Arapongas 16%. Cabeçudas apresenta apenas 5% de reservação. A medida mais importante para conter a baixa pressão é o uso racional de água, sem desperdícios.

As principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Itajaí, que são Arapongas e São Roque, estão operando em capacidade máxima, enviando cerca de 1.276 litros por segundo para a rede de distribuição. No entanto, devido à manutenção emergencial de uma adutora (tubulação de grande calibre) nessa semana, somada ao consumo constante diário, não foi possível a recuperação plena do sistema de abastecimento.

Em imóveis sem reservatório próprio ou com instalações hidráulicas que dependam de pressões mais elevadas, a redução da vazão na rede de distribuição pode levar à falta de água.

No caso de emergências os números de atendimento do Semasa são 0800 645 0195, 115 ou 3344 9000 ou ainda no WhatsApp pelo (47) 99261-3492.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros