Jornalista do JB identificou o golpe e desmascarou o golpista
Fotos utilizadas pelo golpista, acima.
Um homem foi desmascarado pela jornalista do Jornal nos Bairros ao tentar dar um golpe utilizando uma história falsa de filho doente, para conseguir arrecadar dinheiro por meio de PIX.
O golpista, que se identificou com o nome de Pedro Henrique e disse ser morador de Navegantes, entrou em contato com a redação do JB por meio do Whatsapp do jornal. Ele falou que tinha um filho com câncer de pulmão e que gostaria que fosse feita uma matéria contando a história do menino, para conseguir doação de recursos para o tratamento.
Imediatamente, a jornalista respondeu que para escrever a matéria ele teria que enviar um laudo médico com o nome da criança descrevendo o quadro clínico, para comprovar a veracidade da história.
O golpista então enviou um texto pronto com número de PIX no final e várias fotografias de um pai com máscara acompanhando uma criança no hospital. No texto, ele contava que o menino tinha apenas um ano de idade e que a mãe tinha abandonado a criança com o pai.
Entretanto, além de não enviar o laudo médico conforme orientações da jornalista, ele enviou um documento falso, apenas escrito Ministério da Saúde, o primeiro nome da criança e a data de nascimento. A suposta data de nascimento dizia que o menino teria nascido em 24 de abril de 2019. Logo, estaria para fazer seis anos de idade, e não um ano, como dizia o texto.
Questionado, o suposto pai, imediatamente, apagou as mensagens e, inclusive, a falsa foto que utilizava no perfil. A jornalista falou que estaria comunicando à polícia a tentativa de golpe.
Ao consultar o nome de “Pedro Henrique” na internet, a jornalista identificou que o mesmo golpe foi aplicado em várias páginas de notícias na internet. A história é sempre a mesma, com as mesmas fotos (provavelmente fraudadas de um caso real), porém dizendo ser morador de outros Estados, conforme o local onde ele tenta dar o golpe.
O número utilizado pelo golpista foi o (63) 9997-7151, mas provavelmente haja vários contatos envolvidos para aplicar o golpe nas pessoas.
A recomendação é sempre desconfiar e procurar informações na internet sobre campanhas para arrecadação de recursos, para ter certeza se ela é verídica ou não.