Leitor relatou que, na última semana, energia caiu diariamente à noite.
A queda de energia elétrica tem incomodado os moradores de Navegantes. Volta e meia, há queda em algum ponto da cidade, como era costumeiro acontecer décadas atrás.
O leitor Ricardo Mafra fala que a situação está problemática nas ruas próximas à Avenida Portuária, no Centro. Segundo ele, na última semana, a energia caiu diariamente das 10h às 1h, aproximadamente.
Além da queda, outro problema relatado por ele é a energia em meia fase, que faz com que a luz pisque. Em casas próximas a sua, a luz de led liga, já a geladeira o ar condicionado não, estando em meia fase.
O leitor acredita que faltou melhoria na rede de energia nos últimos 30 anos e, com a grande quantidade de prédios que estão saindo na cidade, a rede já não está dando conta.
O que diz a Celesc?
Em resposta ao Jornal nos Bairros, o engenheiro Diego Cardoso, gerente regional da Celesc, não informou sobre investimentos realizados, nos últimos anos, na rede elétrica, em Navegantes, apenas alegou que todo empreendimento que pretende ser ligado à rede de energia apresenta um projeto elétrico para a Celesc, que avalia se naquele ponto especifico é necessário ampliação da rede. ‘Na maioria das vezes, é necessário e é feito esta melhoria”.
Em relação à Rua Ricardo Mafra, o gerente falou que ela é atendida por dois transformadores. Um deles, a ultima vez que teve falta de energia foi em 14/12/2024, mas não foi defeito nele, o problema foi geral. Já o outro transformador teve atuações este ano, comprometendo-se o gerente em enviar os técnicos da Celesc para inspecioná-lo e ver o que é possível fazer para melhorá-lo.
Porém, a queda nesse logradouro não é algo isolado. A falta de energia é algo recorrente em muitas ruas em Navegantes. Espera-se que as autoridades competentes tomem providências.