“Local deprimente, sem higiene, como no caso das baias onde ficavam as matrizes dos filhotes, que estavam sujas de sangue”
Um canil clandestino, no bairro Brilhante II, em Itajaí, foi fechado, nesta quarta-feira (19), após denúncia, enviada ao Instituto Itajaí Sustentável (INIS), sobre maus-tratos aos animais.
Ao todo, 50 cães foram encontrados no local. Desses, 39 foram levados para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais do Município (UAPA), para serem vacinados e microchipados, encaminhados para lar temporário e, depois, para adoção. Entre eles estavam 14 filhotes de várias idades, três adultos com cria e 22 filhotes recém-nascidos
Os outros 21 animais vão permanecer no local até que haja um espaço adequado para destiná-los. Os cães apreendidos variam entre pastor belga malinois, pastor alemão, são bernardo, cane corso, american pit bull terrier, rottweiler e golden retriever.
A ação contou com fiscais do INIS, veterinários da UAPA e agentes da Guarda Municipal de Itajaí.
Denuncie maus-tratos
“São animais de grande porte e valorizados no mercado, que estavam em um local deprimente. Os cães viviam sem higiene, como no caso das baias onde ficavam as matrizes dos filhotes, que estavam sujas de sangue, o que demonstra a falta de cuidado com a saúde dos animais. O local era inadequado para a procriação e posterior comercialização desses cães”, enfatiza diretora-presidente do INIS, Maria Heloisa Lenzi.
Estabelecimentos como esse, que hoje foi alvo da fiscalização do INIS junto com a Guarda Municipal Ambiental, precisam ser denunciados. São estabelecimentos que exploram os animais sem cuidados com os pais, com as matrizes. Fica um alerta para população que não comprem animais de raça, sem saber a origem. É muito importante saber se o criador tem alvará, se tem o médico veterinário responsável, como é a condição que o canil.
Denúncias de maus tratos podem ser encaminhados para o WhatsApp (47) 98857-2144.