fbpx

Navegantes inaugura Parque das Pedreiras nesta sexta-feira (20)

O espaço conta com trilha e um mirante com uma linda vista da cidade.

A partir dessa sexta-feira (20), Navegantes passa a contar com uma nova opção de turismo ecológico. Será inaugurado, oficialmente, o Parque Natural das Pedreiras, O espaço conta com mirante, trilha e possibilidade de observação da cidade, sendo também um lugar destinado à educação ambiental e pesquisa científica.

O parque, o primeiro da cidade de Navegantes, recebeu os últimos retoques da sua obra recentemente, incluindo um recuo para estacionamento em frente ao local e finalização do mirante.

A obra foi realizada através de recursos próprios do município e de compensação ambiental da Portonave, totalizando aproximadamente R$ 3 milhões de investimentos.

O Parque Natural das Pedreiras, administrado pelo Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), fica na Rua Onório Bortolato, com acesso à trilha pela Gruta Nossa Senhora do Guadalupe, ao lado da Unidade Básica de Saúde, no bairro Pedreiras.

Mais sobre o parque
Ao longo da trilha, há diversas placas informativas sobre os animais, plantas e árvores presentes no local, algumas incluindo QR Code, com possibilidade de ouvir o canto dos pássaros e saber mais informações sobre eles. Já foram catalogados cerca de 100 espécies de flora e 140 registro de fauna por toda a extensão do parque, segundo o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN).

Além disso, a trilha conta com uma estruturação com escadaria rústica de pedras nos trechos mais inclinados e cordão de corrimão.

Para chegar ao mirante, é necessário passar pela trilha, que possui 650 metros de distância com uma altimetria de 156 metros, grau de dificuldade médio moderado, dependendo da condição física da pessoa.

O mirante, por sua vez, conta com uma área de lazer para contemplar a vista da orla de Navegantes, e uma luneta que possibilita a observação da costa litorânea navegantina e da região, chegando a uma distância entre 50 km e 60 km.

O que é uma compensação ambiental?
Prevista na Lei nº 9.985/2000, é a restituição financeira que busca compensar uma área que sofra degradação em decorrência de alguma intervenção. Todo empreendimento com grande potencial de gerar impacto ambiental, dentro do seu processo de licenciamento, é passível de realizar uma compensação ambiental em uma Unidade de Conservação indicada pelo órgão licenciador.

Em janeiro de 2024, a empresa iniciou a Obra de adequação do Cais, um investimento de R$ 1 bilhão para receber navios de até 400 m de comprimento e 17 m de profundidade do Rio Itajaí-Açu, o que gerou a compensação destinada ao Parque das Pedreiras.

PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros